Recentemente, uma empresa indiana decidiu substituir 90% de seus funcionários do serviço de atendimento ao cliente (SAC) por um chatbot de inteligência artificial (IA). Suumit Shah, diretor-executivo da Dukaan, explicou no Twitter que essa mudança aprimorou o propósito da função e otimizou o tempo de resolução de problemas dos clientes.
Shah justificou essa decisão em uma série de tweets, mencionando que o SAC vinha apresentando problemas para a empresa há muito tempo. As postagens tiveram mais de um milhão de visualizações e geraram muitas críticas. Segundo o empresário, demitir funcionários foi uma decisão “difícil”, mas “necessária”.
Dado o estado da economia, as startups estão priorizando a lucratividade em vez de tentar se tornar ‘unicórnios’, e nós também. Suumit Shah, fundador da Dukaan.
O robô de SAC da Dukaan
O CEO aproveitou para explicar como o bot funciona. De acordo com ele, a plataforma atua como um assistente virtual, respondendo rapidamente e com precisão a todos os tipos de perguntas.
Na era da gratificação instantânea, começar um negócio não é mais um sonho distante. Com a ideia certa, a equipe certa, qualquer um pode transformar os seus sonhos empresariais em realidade.
Nas críticas, os usuários da internet acusaram a empresa de não humanizar seus colaboradores, optando por uma abordagem que tem “consequências implacáveis” na vida das pessoas e no futuro do setor. O CEO rebateu dizendo que a Dukaan continua contratando e tem vagas disponíveis. Ele também mencionou que detalhará as medidas de suporte aos trabalhadores pelo LinkedIn.
Em março deste ano, o próprio ChatGPT indicou 80 profissões que podem desaparecer com o avanço da IA, incluindo cargos que exigem habilidades de atendimento ao público. O Goldman Sachs também publicou um relatório prevendo a substituição de aproximadamente 300 milhões de empregos em tempo integral pela tecnologia.