No decorrer do século XX, Ponta Grossa moldou uma grande tradição na fabricação de cervejas que ganhou notoriedade nacional. Lendas locais diziam que as marcas produzidas aqui se destacavam em relação à concorrência por conta da pureza das águas que eram usadas.
Se a água que faz a cerveja pontagrossense é mesmo especial, não sabemos. No entanto, fato é que foi nos Campos Gerais que surgiu uma das marcas mais famosas do Brasil: a Original, produzida na antiga Cervejaria Adriática. Outro produto muito famoso produzido em Ponta Grossa naquele tempo foi o chope escuro do tipo Munique.
E foi justamente para celebrar essas iguarias que, em 1990, o mestre cervejeiro Jan Strassburger propôs a criação de um evento que celebrasse não só a cerveja Original, mas toda a cultura alemã que imperava na cidade. E foi daí que surgiu a Festa Nacional do Chope Escuro, popularmente conhecida como Münchenfest.
A fotografia faz parte do acervo de Vilmar Pereira e mostra a primeira edição da festa, no Parque Ambiental, no ano de 1990. Desde então, a festividade é realizada anualmente, sendo um espaço onde os pontagrossenses podem celebrar o melhor da cerveja e da gastronomia alemã.
Fontes: Acervo de Folha de Londrina e Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / Foto – Acervo de Vilmar Pereira / Acervo Ponta Grossa Histórica