
As metas de começo do próximo ano começam a ser delineadas agora, em dezembro, e muitas delas sempre estão relacionadas com o emagrecimento, não é mesmo? Quem nunca prometeu chegar no próximo Natal com outras medidas, uma saúde melhor e planos de
entrar de novo naquela roupa que servia até um tempo atrás? Pois é, parece que esse projeto precisa de muito tempo – tempo suficiente para até mesmo desistir -, mas a verdade é que ele ainda é alcançável para muitas pessoas de forma segura, responsável e com resultados a
curto prazo.
Segundo Dra. Maisa Karina Alves, especialista em emagrecimento, a combinação de dieta equilibrada, rotina de exercícios e mudança de mentalidade é o começo da receita perfeita para efeitos permanentes. “Apesar de muitos acharem que é tarde demais para emagrecer, a verdade é que nunca é tarde, o momento ideal é aquele em que você decide de forma concreta por mudar de estilo de vida”, explica a médica.
“Muita gente acha que precisa esperar a mudança no calendário ou a eterna segunda-feira, mas a verdade é que começar o quanto antes te trará sempre resultados mais rápidos do que se imagina”, completa.
Emagrecimento saudável no verão: por onde começar?
Logicamente, começar um processo de emagrecimento exige passos iniciais que precisam ser adaptados na agenda. Entre trabalho, casa e outras demandas, existe a necessidade de conseguir encaixar uma rotina de treinos, boa alimentação e compromisso pessoal. “O corpo responde rapidamente quando recebe estímulos adequados. Mesmo começando em dezembro, é possível perceber diferenças na energia, no humor e até na balança ainda neste verão”, afirma Dra. Maisa.
Um bom começo está na mentalidade, segundo Maisa. “Muitos pacientes relatam que enfrentam o ‘efeito sanfona’. Perdem o peso que queriam e depois recuperam tudo de novo, até o dobro, em alguns casos”, relata. “O problema está na mentalidade, entender que a alimentação saudável e treinos regulares não são apenas para o processo de emagrecimento, mas sim, para a qualidade de uma vida inteira”, explica Maisa.
“Comer de forma equilibrada, não precisa ser algo restritivo, assim como, os momentos em que nos permitimos comer uma guloseima não pode ser o padrão diário. E sobre exercícios físicos é muito simples: o corpo foi feito para se movimentar. Manter uma rotina de treinos, dentro de suas possibilidades e limites, é um modo de manter um corpo saudável e uma qualidade de vida alta”, completa a especialista.
Contudo, o acompanhamento de profissionais é fundamental. Seja para montar dietas ou treinos, ter pessoas capacitadas ao seu redor pode ser o catalisador de bons resultados e sem riscos para a saúde. “Exames de sangue, monitoramento de ganho de massa e perda de gordura, bioimpedância frequentes… são alguns dos dados necessários para acompanhar a resposta do seu corpo dentro de um processo de emagrecimento saudável”, ressalta Dra. Maisa.
Canetas emagrecedoras: febre no Brasil, mas com atenção redobrada
As chamadas “canetas emagrecedoras” se tornaram uma das maiores tendências do país nos últimos meses. Com substâncias que regulam saciedade e glicemia, esses medicamentos podem trazer resultados relevantes — desde que utilizados da forma correta. Profissionais alertam que:
- É obrigatório usar apenas produtos autorizados pela ANVISA;
- O acompanhamento médico é indispensável;
- A automedicação pode gerar efeitos colaterais graves.
Segundo a Dra. Maísa Karina Alves, “o medicamento pode ser uma ferramenta poderosa, mas jamais substitui alimentação adequada, atividade física e acompanhamento médico sério”, enfatiza.
Por que começar agora?
Mesmo com a correria de fim de ano, dezembro ainda é um ótimo momento para iniciar um plano de emagrecimento. O verão traz vantagens naturais:
- dias mais longos, favorecendo caminhadas e exercícios;
- aumento da hidratação;
- preferência por refeições mais leves;
- maior disposição geral.
Além disso, especialistas destacam que pequenas mudanças feitas agora podem gerar grandes resultados nas próximas semanas, incentivando a continuidade durante 2025. Ou seja: começar o seu processo de emagrecimento o quanto antes pode adiantar os resultados.
Autoestima em dia, saúde equilibrada e metas alcançadas. Tem forma melhor de encerrar o ano?
Assessoria