Uma tragédia em General Carneiro, no sul do Paraná, envolve o desaparecimento de uma criança de três anos, arrastada por uma enxurrada durante fortes chuvas na região. O incidente ocorreu na madrugada desta quinta-feira (7), e desde então, equipes do Corpo de Bombeiros atuam nas buscas pela vítima, em meio a pontos de alagamento que se formaram com o temporal registrado desde quarta-feira (6).
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 2h, através do Posto da Brigada Comunitária de General Carneiro.
“Dentre as ocorrências que entraram, houve uma relacionada a uma criança de 3 anos, que havia sido levada pela água quando a água atravessou uma casa de madeira. Esta situação mantém a equipe empenhada na busca de pessoa, pelas margens do pequeno rio que atravessa a cidade”, explicam os bombeiros.
As operações de busca contam com cerca de 60 profissionais que atuam nos rios Torino e Jangada, utilizando barcos e com apoio de equipes de União da Vitória e Irati. O ponto inicial das buscas é o Centro de Tradições Gaúchas (CTG), próximo à residência da criança. Além do desaparecimento, outras ações de resgate foram realizadas, como a retirada de pessoas em locais de risco.
Segundo o Simepar, entre a manhã de quarta-feira (6) e 9h40 desta quinta-feira (7), General Carneiro registrou o maior índice de chuvas do estado, acumulando 160,8 mm. Outras cidades também foram impactadas, como São Miguel do Iguaçu (110 mm), Lapa (106,2 mm), União da Vitória (76,8 mm) e Fernandes Pinheiro (67,2 mm).
O Corpo de Bombeiros relatou que, apesar da correnteza intensa, estão mantendo o monitoramento do rio em General Carneiro. Além disso, diversas edificações foram danificadas devido à força das águas. Informações iniciais do Governo do Estado indicam que cerca de 1.725 pessoas foram afetadas, com 1.450 delas em situação de vulnerabilidade social, devido às inundações.
“Aproximadamente 200 pessoas precisaram sair de suas casas devido à situação mais crítica e foram para imóveis de parentes e amigos, dos quais a maioria já retornou na manhã desta quinta-feira para limpeza de suas residências após a redução no nível de água”, relata o Governo.
O Governo do Paraná informou que o Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros está a caminho para reforçar o trabalho em General Carneiro, e a Força-Tarefa de Resposta a Desastres poderá ser acionada, conforme necessário. O DER/PR comunicou que a PR-170, nas proximidades da cidade, sofreu danos com escorregamento de terra devido à intensidade das chuvas.
Em uma ação conjunta, equipes da prefeitura de General Carneiro e das defesas civis estadual e municipal se mobilizam para avaliar os estragos e definir as próximas etapas de recuperação. A captação de água também foi impactada por uma queda de energia em uma estação da Sanepar, já restaurada pela Copel. Para atender às áreas mais elevadas da cidade, a Sanepar disponibilizou um caminhão-pipa, enquanto a situação não se estabiliza completamente.
Créditos da foto: Micael Ferreira/Canal 4
Com informações G1