CREA-PR abre inscrições para prêmios melhores TCCs e de Extensão Universitária

Está aberto o período para indicação de trabalhos ao Prêmio Melhores TCCs e ao Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária
Foto: Reprodução/CREA-PR

Está aberto o período para indicação de trabalhos ao Prêmio Melhores TCCs e ao Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária. Promovidos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR, os prêmios acontecem anualmente com o apoio do Colégio de Instituições de Ensino (CIE), do Colégio de Entidades de Classe (CDER) e do Colégio de Inspetores. O objetivo é valorizar o conhecimento técnico e científico às áreas da afetas ao Sistema Confea/Creas (Engenharia, Agronomia e Geociências) e proporcionar a difusão da produção acadêmica aos profissionais. 

TCCs

Por meio de Edital para indicação, eleição e premiação dos melhores TCCs, as coordenações dos respectivos cursos têm até o dia 02 de junho de 2024 para indicar os TCCs nas seguintes modalidades: Civil; Eletricista; Mecânica e Metalúrgica; Química; Geologia e Minas; Agrimensura; Agronomia; Especiais (Segurança do Trabalho), os quais poderão ser premiados do 1º ao 3º colocado de cada modalidade.

“A indicação é realizada pelos coordenadores dos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências dos trabalhos de conclusão de curso que foram apresentados em 2023”, explica o Gerente de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.

Os coordenadores de curso das áreas afetas ao Sistema Confea/Creas podem realizar a indicação de até cinco trabalhos. Basta clicar no “Acesso Restrito” (Extranet) dos cursos no Portal da Educação do Crea-PR (Menu Coordenadores, Login).

Após o término do período de indicação, os TCCs indicados por cada regional do Crea-PR passarão por avaliação e posterior eleição, levando em consideração critérios de “aplicabilidade do conhecimento técnico na prática profissional”, “grau de inovação” e “nível de abrangência do tema”. Os Colegiados Estaduais terão até 11 de agosto de 2024 para eleger os melhores TCCs, sendo que o Crea-PR anunciará no seu site institucional a classificação na segunda semana de agosto.

A premiação oportuniza os autores dos três melhores TCCs de cada modalidade, a submeter a sua produção para publicação na Revista Técnico-Científica do Crea-PR, desde que respeitados os requisitos da Política Editorial. Também é realizada a entrega de certificados do “Prêmio TCC”, e possibilidade de ter os seus trabalhos expostos em forma de banner na “Mostra de TCCs”, que acontece durante o Fórum de Docentes e Discentes no mês de agosto. Além disso, todos os TCCs inscritos serão disponibilizados na Biblioteca Virtual do Conselho.

“A premiação é um incentivo na participação do egresso, futuro profissional do Sistema Confea/Crea, na sua contínua formação e aproximação com Conselho, oportunizando a melhoria e estreitamento nas relações com as instituições de ensino parceiras”, pontua Claudemir. Segundo ele, nos últimos anos a quantidade de TCCs indicados aumentou consideravelmente, chegando a alcançar mais de 330 trabalhos em 2023. 

Extensão Universitária

As inscrições para o Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária também estão abertas e o prazo para envio de projetos vai até o dia 02 de junho (calendário completo para indicação, eleição e premiação dos melhores projetos pode ser conferido no Portal da Educação do Crea-PR > Prêmios).

Lançado em 2023, o Prêmio visa destacar os melhores projetos de extensão desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior no estado do Paraná. Os projetos são agrupados nas oito modalidades como Agrimensura, Agronomia, Civil, Elétrica, Geologia e Minas, Mecânica e Metalúrgica, Química, além da categoria “Multidisciplinares”. Essa última engloba equipes em que os membros pertencem a mais de uma modalidade, incluindo acadêmicos de outros cursos ou daqueles não afetos ao Sistema Confea/Crea.

“O Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária é uma oportunidade ímpar para estudantes, professores e pesquisadores mostrarem como o conhecimento adquirido nas universidades pode ser aplicado de forma inovadora e transformadora. Com esse reconhecimento, os projetos vencedores terão a chance de ampliar seu impacto na sociedade e estimular novas iniciativas que tragam benefícios reais para a comunidade”, diz o presidente do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari.

Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, que completa 90 anos em 2024, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Confira a agenda do fim de semana em Ponta Grossa de 18 a 21 de abril:
Não sabe o que fazer no final de semana? Chegou a agenda, repleta de bons rolês pra você aproveitar.Vem conferir uma programação.
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.