Com 10 novos leitos, Humai-UEPG atende mais de 500 pacientes pediátricos por mês

O Hospital finaliza nesta quarta-feira (22) a abertura de dez novos leitos clínicos para atendimentos infantis. Com a ampliação, a unidade hospitalar conta agora com 32 leitos pediátricos, sendo 12 cirúrgicos e dois para fototerapia.
Foto: Tierri Angeluci/UEPG

O Hospital Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG) supera, todos os meses, os números de internamentos e cirurgias pediátricas. Em abril de 2024, foram mais de 530 internações e 100 cirurgias em crianças e adolescentes, para procedimentos de média complexidade. O Hospital finaliza nesta quarta-feira (22) a abertura de dez novos leitos clínicos para atendimentos infantis. Com a ampliação, a unidade hospitalar conta agora com 32 leitos pediátricos, sendo 12 cirúrgicos e dois para fototerapia.

Com a aproximação do inverno, aumentam os casos de síndromes respiratórias, como gripe, pneumonia, asma e Covid-19. Pensando nisso, o Humai ampliou, após autorização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR), a oferta de leitos pediátricos, liberando espaço para esse tipo de internamento. Os dados de anos anteriores demonstram que há um aumento significativo nas internações nas clínicas pediátricas do Humai nos meses de abril a agosto, e os números de 2024 (média de 514 internações/mês) já superam a média do ano anterior (500 internações/mês).

Foto: Tierri Angeluci/UEPG

O diretor do Humai-UEPG, Rafael de Oliveira, destacou a importância de dar respostas rápidas à população.

“Percebendo a necessidade de aumentar a oferta de leitos, diante do período de baixas temperaturas, em que tende a crescer a demanda de internamentos pediátricos, a equipe do Humai agiu rápido, entregando, com excelência, 10 novos leitos – quatro na semana passada e seis na data de hoje -, primando sempre pela qualidade e humanização na prestação do atendimento aos pacientes, como é possível observar no cuidado e o carinho da equipe em todos os detalhes”, enfatiza.

Até 2019, no Centro Cirúrgico do antigo Hospital da Criança, eram realizadas cerca de 40 cirurgias por ano. Hoje, são cerca de 100 cirurgias todos os meses, atendendo a dez sub-especialidades pediátricas.

“Desde que passou para a Universidade, houve um grande avanço na área de atendimento, na área de cirurgias pediátricas e também na área de obstetrícia, demonstrando que a UEPG tem uma capacidade de gestão de hospitais que faz toda a diferença na saúde de Ponta Grossa e das três regionais que nós atendemos”, enaltece o reitor, professor Miguel Sanches Neto.

O Humai atende, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes de três Regionais: 3ª, com sede em Ponta Grossa; 4ª, com sede em Irati; e 21ª, com sede em Telêmaco Borba; somando mais de 1,2 milhão de pessoas nesta área de abrangência.

“São pacientes atendidos na nossa cidade que não precisam recorrer mais a outros centros, como Curitiba e região metropolitana. É a Universidade Estadual de Ponta Grossa cumprindo o seu papel na assistência da saúde”, completa o reitor.

Maternidade

O Humai conta ainda com o principal centro obstétrico dos Campos Gerais, com uma atuação fortemente voltada à humanização do atendimento. Na Maternidade, em que são atendidas gestantes de risco habitual (baixo e médio), nascem cerca de 250 crianças por mês, sendo 55% dos partos normais. A taxa é melhor do que a média brasileira, em que somente 40% dos nascimentos acontecem pela via natural de parto.

de: UEPG

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Operário e Santos se enfrentam no Germano Krüger nesta sexta (14), às 19h
Saiba onde a partida será transmitida, quais ruas serão bloqueadas e as pontuações dos times na Série B
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.