Bolsonaro apresenta piora clínica após ser intimado na UTI

O ex-presidente foi intimado oficialmente nesta quarta-feira (23) por tentativa de golpe de Estado
Reprodução das redes sociais.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou piora clínica após ser intimado oficialmente nesta quarta-feira (23), pela tentativa de golpe de Estado em 2022. Bolsonaro recebeu a intimação de uma oficial de Justiça enquanto ainda estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital DF Star, em Brasília, e assinou o documento no leito da UTI.

De acordo com o boletim médico, o ex-chefe do Executivo apresentou “piora clínica, elevação da pressão arterial e piora dos exames laboratoriais hepáticos”. Confira na íntegra:

O Hospital DF Star informa que o ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Apresentou piora clínica, elevação da pressão arterial e piora dos exames laboratoriais hepáticos. Será submetido hoje a novos exames de imagem.
Continua em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Segue com a fisioterapia motora e as medidas de prevenção de trombose venosa. Persiste a recomendação de não receber visitas, e não há previsão de alta da UTI.”

No dia 26 de março, Bolsonaro e outros sete aliados se tornaram réus pela tentativa de golpe de Estado. Os demais réus já haviam sido intimados, mas, em razão da cirurgia, o Supremo Tribunal Federal aguardava o momento adequado para notificar Bolsonaro sobre o início da ação penal.

O que mudou a decisão do STF foi a participação do ex-presidente em uma transmissão ao vivo pela internet, no dia 22 de abril, diretamente do quarto do hospital. A intimação foi então autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes. Em nota, o Supremo esclareceu que “a divulgação da live realizada pelo ex-presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4)”. Confira a nota:

“A citação dos réus (Núcleo 1), informando o início da ação penal e a intimação para apresentação de defesa, foi determinada em 11 de abril. Todos os réus já haviam sido citados entre os dias 11 e 15 de abril. Em virtude da internação do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi determinado que se aguardasse uma data adequada em que pudesse, normalmente, receber o oficial de Justiça. A divulgação da live realizada pelo ex-presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4).”

Relembre o caso

O ex-chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, se tornou réu no dia 26 de março por participar de uma tentativa de golpe de Estado, com o objetivo de se manter no poder em 2022. Sete aliados de Bolsonaro também foram acusados. A decisão da Primeira Turma do STF foi unânime.

Os réus são acusados dos seguintes crimes:

  • organização criminosa armada;
  • tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • tentativa de golpe de Estado;
  • dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União;
  • deterioração de patrimônio tombado.

O ex-presidente está internado desde 12 de abril, após ter sido submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal. Os médicos afirmam que o procedimento é complexo e delicado. Bolsonaro não tem previsão de alta e segue sem poder receber visitas.

Confira a intimação:

Foto: STF/Reprodução
Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Renovação automática da CNH começa a valer nesta sexta (9) para bons condutores
Motoristas sem infrações nos últimos 12 meses terão o documento renovado gratuitamente e de forma digital, sem necessidade de ir ao Detran
Parque Estadual de Vila Velha amplia atrações e programação para o período de férias
Ao longo de todo o mês de janeiro, a Unidade de Conservação funcionará ininterruptamente, com vendas de ingressos até as 15 horas
Mulher grávida de gêmeas morre após passar mal em casa em Curitiba
Gestante de 29 anos estava no fim da gravidez; parto de emergência foi realizado, mas mãe e bebês não resistiram

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.