A aula inaugural da hidroginástica do Núcleo de Atividade Física foi nesta quarta-feira com a presença de diversos usuários. As atividades acontecem de segunda a sexta, nos períodos da manhã e da tarde, na Praça Getúlio Vargas.
“É mais um programa que volta a acontecer pós-pandemia, com reformas, alterações e melhorias. Para nós é sempre importante estar de volta mais este serviço e com as secretarias integradas para fazer diversos projetos acontecerem em prol da nossa população”, enfatiza a prefeita Elizabeth Schmidt, ao destacar também a participação do vereador Dr. Erick, que destinou emenda impositiva para obras no local.
“Crianças de todas as faixas etárias até as pessoas da terceira idade podem perceber a importância da atividade física para a saúde, uma vez que se torna evidente a evolução nos estímulos corporais, qualidade da memória, principalmente no caso dos idosos e funcionamento do organismo”, destaca.
“É um trabalho muito importante para toda a comunidade sendo retomado. Em parceria com a Fundação de Saúde agora o município oferta a hidroginástica para diferentes públicos”, afirma.
Sivani Baniski, de 70 anos, é uma das pessoas beneficiadas. “Eu já faço desde que completei 60 anos. Não precisa tomar remédio.É só vir para a piscina e dançar”, conta. Já Aparecida Silveira, de 62 anos, tem fibromialgia e comemora a retomada das aulas. “Eu faço segunda e quarta e para mim vai ser uma beleza”, diz.
O NÚCLEO
Como explica a coordenadora do Núcleo de Atividade Física, Manon Callaça, o NAF oferece um serviço da Atenção Primária voltado para a prevenção e promoção à saúde por meio da atividade física.
“O Núcleo conta com atividades aquáticas e de solo, indicadas após avaliação individual realizada pelo profissional educador físico. O foco é trabalhar prevenção e promoção à saúde para grupos específicos. Assim, são realizados atendimentos em grupos, separados por condições específicas, como idosos, gestantes, hipertensos e diabéticos, pacientes ortopédicos, adolescentes obesos e asmáticos e pacientes com ansiedade leve”, completa.
SERVIÇO
Para ter acesso ao serviço, o usuário deve procurar sua Unidade de Saúde de referência, agendar uma avaliação médica e, se enquadrando nos critérios de elegibilidade, será encaminhado ao serviço via sistema de regulação e terá seu atendimento agendado.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone:
42 3220-1000 – Ramal 4081 (NAF).