Ponta Grossa e região terão novas balanças de pesagem nas BR-277, BR-369 e PR-151

As rodovias sob concessão da EPR Litoral Pioneiro receberão cinco novas estruturas com tecnologia de pesagem em movimento para aumentar a segurança e eficiência do tráfego
As balanças farão a pesagem dos veículos durante o trajeto e contam com sistema HS-WIM (High Speed Weigh-in-Motion).

As rodovias sob concessão da EPR Litoral Pioneiro terão uma nova forma de pesar os veículos pesados que trafegam em suas pistas. Serão cinco novos pontos de pesagem dinâmica com o sistema HS-WIM (High Speed Weigh-in-Motion), sistema moderno que tornará o fluxo pelas rodovias mais seguro e eficiente.

As novas balanças irão funcionar em pontos estratégicos das rodovias BR-277, BR-369 e PR-151. As obras já estão em andamento e envolvem tecnologia avançada: sensores instalados em pórticos e na pista que farão a pesagem dos veículos durante o trajeto. Com as novas balanças, os caminhões que passam pelas rodovias não precisarão realizar desvios nem terão aumento no tempo das viagens com paradas para o procedimento de pesagem. 

“Esta é mais uma importante tecnologia empregada em prol da eficiência e da sustentabilidade das rodovias. Além da agilidade na pesagem, as balanças também têm impacto direto na segurança dos motoristas, uma vez que os caminhões flagrados acima do peso serão identificados e estarão sujeitos a multa pela ANTT, sendo impedidos de circular até que regularizem a questão de sua carga”, afirma o diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira.

A tecnologia HS-WIM foi homologada a partir de um meticuloso processo regulatório da Agência Nacional de Transportes Terrestres, com apoio do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O objetivo foi garantir total legalidade às autuações realizadas pelas novas balanças. 

O excesso de peso é considerado pelas autoridades de fiscalização como um dos causadores de acidentes em rodovias, principalmente nos trechos de serra. “Outro fator que também é impactado por caminhões que estão acima do peso é o pavimento das estradas, que sofrem maior desgaste quando não se tem a fiscalização. Com as cinco novas estruturas, as rodovias administradas pela EPR Litoral Pioneiro estarão bem cobertas com balanças, evitando que veículos com excesso deteriorem as pistas, levando mais segurança a todos”, destaca Moreira. 

Balanças de pesagem em movimento

BR-277
km 18,510 – sentido Curitiba
km 62,300 – sentido Paranaguá

BR-369 
km 10+200 – ambos os sentidos 

PR-151 
km 263,170 – sentido Sengés
km 263+300 – sentido Ponta Grossa
Obras e desvio no fluxo

As balanças estarão sinalizadas e contarão com duas estruturas. Um primeiro pórtico com 5,5 metros de altura servirá para indicar o tamanho máximo dos caminhões, garantindo que os veículos passem pelos sensores nas dimensões adequadas, sem danos à estrutura principal – também com 5,5 metros de altura. 

Além da instalação dos pórticos, equipes da concessionária realizam ainda o reforço do pavimento nos trechos onde irão funcionar as novas balanças. Durante o trabalho, uma faixa da rodovia ficará temporariamente interditada para a aplicação de novas camadas de asfalto. O único ponto em que será necessária a interdição 24 horas de faixa é o km 62,300 da BR-277, da pista sentido Paranaguá, em São José dos Pinhais. O trecho receberá reciclagem do pavimento. 

A interdição de faixas durante o trabalho no pavimento pode gerar lentidão nos trechos em obras. Por isso, é importante que os motoristas programem suas viagens pelas rodovias. O número 0800 277 0153 está à disposição dos usuários para informações e acionamentos em caso de emergência. A concessionária reforça ainda a orientação para que seja respeitada a sinalização extra empregada nos pontos.

Rodovias sustentáveis

A instalação das balanças HS-WIM da BR-277 faz parte do projeto Conexão Litoral, iniciativa sustentável da EPR Litoral Pioneiro em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O projeto irá transformar a rodovia entre Curitiba e Paranaguá no primeiro corredor logístico sustentável do Brasil a partir de uma série de investimentos com foco em sustentabilidade, inovação e tecnologia, com ações que consideram as atuais condições ambientais aliadas a soluções modernas de infraestrutura.

Assessoria de Imprensa

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