“Efeito Zumbi”: Aumento alarmante do consumo das drogas K no Brasil

Especialistas alertam para os riscos do "efeito zumbi" causado pelas drogas K, compostas por substâncias químicas sintéticas, e medidas de combate são implementadas para conter sua disseminação no país.

O consumo crescente das drogas K, também conhecidas como “spice“, tem gerado preocupações no Brasil. O professor de toxicologia e coordenador do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Unicamp, José Luiz da Costa, relata o aumento de intoxicações e mortes suspeitas ligadas a essa substância. Neste artigo, abordaremos o surgimento e a natureza das drogas K, sua ação no sistema endocanabinoide e as medidas de combate ao seu tráfico e consumo.

Aumento do consumo e preocupações das autoridades

Segundo José Luiz da Costa, a droga K surgiu globalmente em torno de 2010 e teve seus primeiros casos de intoxicação no Brasil em 2017. Entretanto, entre janeiro e maio deste ano, o número de casos aumentou significativamente, preocupando as autoridades de saúde. Sete mortes suspeitas de intoxicação pela substância estão sendo investigadas pela prefeitura de São Paulo.

Compostos químicos sintéticos criados em laboratórios

Diferentemente da maconha, as drogas K não são “maconha sintética”, mas compostos químicos sintéticos que atuam no sistema endocanabinoide do cérebro, similarmente ao THC presente na maconha. Elas foram inicialmente desenvolvidas em laboratórios farmacêuticos para estudar o sistema endocanabinoide humano, responsável pela regulação de funções fisiológicas como fome, sono e imunidade.

“Essas substância são, inclusive, usadas em centros cirúrgicos, demandando todo um protocolo de segurança, usado racionalmente dentro do ambiente hospitalar, não como droga de abuso. Temos muitos receptores opioides no tronco cerebral, se eles forem ocupados, a pessoa pode ter uma parada cardiorrespiratória. Em ambientes cirúrgicos, há uma maquinaria que fará a pessoa respirar. Em uma cirurgia, as substâncias são úteis e seguras, mas em outra situação, é morte na certa”, alerta Wilson Lessa.

O “efeito zumbi”

As drogas K são conhecidas por causarem o preocupante “efeito zumbi” nos usuários, resultado de sua ação no sistema endocanabinoide. Os canabinoides sintéticos presentes nessas drogas ativam intensamente esse sistema, levando a sintomas como lentidão dos movimentos, sonolência, perda de sentidos e alucinações. Esse efeito é provocado pela quetamina de uso veterinário presente na composição da droga, que age como anestésico e potencializa os efeitos no cérebro. O uso dessas drogas fora do ambiente hospitalar, que pode conter fentanil, um opioide utilizado para combater dores, é extremamente perigoso e potencialmente fatal.

Origem e tráfico das drogas K

José Luiz da Costa diz que a maioria das drogas K é importada do sudeste da Ásia, sendo posteriormente misturada e diluída com outros materiais para venda no Brasil. A relativa novidade dessas substâncias químicas torna difícil avaliar seu nível de dependência e os efeitos a longo prazo em saúde.

Medidas de combate ao consumo

Diante do aumento do consumo e dos efeitos prejudiciais à saúde, as autoridades têm tomado medidas para combater o tráfico e consumo das drogas K. Recentemente, a Polícia Civil apreendeu uma receita da droga em um ponto de venda de tráfico em Carapicuíba, na Grande São Paulo, revelando a complexidade e o perigo associados à sua produção e distribuição. A facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) chegou a proibir o consumo dessas drogas na região da Cracolândia, no centro de São Paulo, reconhecendo a ameaça que elas representam para a segurança pública e a saúde dos usuários.

Via Agência Brasil.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Justiça prorroga prisão de envolvidos no caso Geovana
A justiça prorrogou, no final da tarde de hoje (24), por mais trinta dias, a prisão dos suspeitos de envolvimento no homicídio de Geovana, menina de 10 anos que foi baleada na cabeça e faleceu em decorrência
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.