Campanha Atestado Responsável reduz emissão de atestados nas UPAs de Ponta Grossa

Dados de dezembro mostram queda superior a 50% nos atestados médicos emitidos nas três unidades, em comparação com novembro
Foto: Henry Milléo/PMPG.

A campanha Atestado Responsável, iniciada pela Prefeitura de Ponta Grossa com o objetivo de reforçar orientações técnicas para a emissão de atestados médicos nos serviços de saúde ligados ao Município, já apresenta importantes resultados. Nesta quarta-feira (7), foram apresentados dados sobre os atendimentos realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no mês de dezembro: nas três UPAs de Ponta Grossa, a redução no número de atestados emitidos na comparação com novembro superou os 50%.

Unidade que recebe a maior parte das demandas de urgência e emergência em Ponta Grossa, a UPA Santa Paula fez 8,7 mil atendimentos e emitiu 1,8 mil atestados médicos (21% do total) durante o mês de dezembro; no mês anterior, foram 9,5 mil atendimentos e 3,8 mil atestados emitidos (40% do total). A redução mais expressiva, por sua vez, foi registrada na UPA Sant’Ana: de 2,3 mil atestados registrados em novembro (36% do total) para 854 em dezembro (14% do total).

Mais nova entre as três UPAs, a Unidade de Uvaranas também seguiu a curva de redução registrada nos demais espaços: 977 atestados emitidos em dezembro (14% do total) contra 2,2 mil documentos registrados em novembro (31% do total). “Tivemos um diálogo aberto com os médicos e demais profissionais de saúde sobre a importância do rigor clínico e o registro obrigatório de todos os documentos no prontuário eletrônico”, ressalta Liliam Brandalise, secretária municipal de Saúde.

Desde o início da campanha, pacientes que forem atendidos e, após a avaliação clínica, não for diagnosticada a necessidade de afastamento das atividades laborais, receberão do médico responsável um documento que comprove o período de permanência do paciente na Unidade. No caso dos atestados médicos que indiquem afastamento do paciente de suas atividades, todas as informações devem estar devidamente registradas e justificadas.

“É importante reforçar que, em nenhum momento, temos o objetivo ou estamos interferindo na autonomia médica de quem realiza o atendimento nas Unidades. A decisão clínica continua sendo exclusivamente técnica e do profissional que assiste o paciente”, afirma a secretária.

Alinhamento estadual e nacional

No fim de novembro, a Prefeitura publicou uma instrução normativa para implantar o ‘Atestado Responsável’ no Município: a campanha foi resultado de amplo debate técnico sobre o assunto e uma parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR), Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR) e Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Com a iniciativa, Ponta Grossa confirmou o alinhamento com políticas adotadas por outras cidades paranaenses, como Curitiba, e também em âmbito nacional – como Chapecó e Cuiabá.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Obituário de Ponta Grossa
Obituário em Ponta Grossa, 06/02
Confira o obituário mais recente da região de Ponta Grossa com dados precisos do Serviço Funerário Municipal
Nucria de Ponta Grossa prende em flagrante homem acusado de estuprar menina de 11 anos
Suspeito foi localizado em uma residência abandonada no bairro Ronda e encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça
Em busca de emprego? SINE Ponta Grossa oferece 241 vagas de emprego nesta segunda-feira (9)
Há oportunidades com e sem experiência, além de vagas destinadas a pessoa com deficiência (PCD)

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.