Aliel assume presidência da Frente Parlamentar da Bioeconomia 

Deputado ponta-grossense tem se destacado por ações na chamada "pauta verde", tendo sido relator do PL do Mercado de Carbono e ganhador do "Prêmio Economia Verde"

O deputado federal Aliel Machado (PV) assume na próxima quarta-feira, 05, a presidência da Frente Parlamentar Mista da Bioeconomia (FpBio). O evento será realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e contará com a apresentação das prioridades legislativas do grupo para este ano. De acordo com a FpBio, estarão presentes parlamentares, representantes do Governo Federal, do setor público e do mercado. O colegiado abordará estratégias e políticas para impulsionar a utilização responsável dos recursos naturais e o fomento de atividades econômicas baseadas em processos biológicos. 

O parlamentar ponta-grossense assume a Frente da Bioeconomia pouco depois de ter sido destaque na Câmara Federal pelo “Prêmio Economia Verde”.  Na ocasião, o deputado foi o único parlamentar do Brasil escolhido para receber a homenagem. Aliel também foi relator do Projeto de Lei do Mercado de Carbono, aprovado em dezembro na Câmara dos Deputados. Além disso, representou o país na COP-28, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ainda esta semana, Aliel participou em Brasília do debate Bioeconomia no G20: balanço e perspectivas, promovido pela Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI).

A iniciativa da FpBio reflete um compromisso com a busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios socioeconômicos e ambientais enfrentados pelo Brasil. A bioeconomia abrange setores diversificados como a produção de alimentos, produtos químicos, energias renováveis, cosméticos e bioinsumos, representando uma nova forma de produção que alia eficiência econômica à preservação ambiental.

“As recentes tragédias ambientas reforçam a urgência de tratarmos a transição energética com seriedade. Ao assumir a presidência da Frente Parlamentar da Bioeconomia, buscarei continuar contribuindo com legislações que viabilizem este avanço para o Brasil. Precisamos fazer desta necessidade uma oportunidade de preservar o meio ambiente e gerar riquezas sustentáveis para o Brasil. Este é o caminho”,  destacou ele.

Fazem parte da lista prioritária da FpBio os projetos de lei do mercado regulado de carbono; do combustível do futuro; dos bioinsumos; o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten); o Marco Legal do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono; a Política Nacional de Bioeconomia; e a regulamentação da reforma tributária, especialmente a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR), entre outros.

“As propostas elencadas pela Frente da Bioeconomia constituem uma agenda prioritária para o país modernizar sua legislação e conseguir impulsionar investimentos em inovação de forma alcançar a liderança global nesse setor. Reconhecemos a importância de uma abordagem multidisciplinar e colaborativa, envolvendo parlamentares, especialistas, sociedade civil e setor privado, na construção de soluções alinhadas com os princípios da bioeconomia”, avalia o futuro presidente da FpBio, deputado federal Aliel Machado (PV-PR), que tomará posse neste dia, em substituição ao deputado Evair de Melo (PP/ES).

A agenda apresentada reafirmará o compromisso com o futuro sustentável do Brasil, destacando o potencial transformador da bioeconomia para promover crescimento social e econômico, gerar empregos de qualidade e preservar os ecossistemas que sustentam a vida.

A Frente da Bioeconomia

Criada em 2019, a Frente Parlamentar Mista pela Inovação na Bioeconomia tem se estabelecido como espaço de diálogo e promoção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, inovação tecnológica e valorização dos recursos naturais.

Em um cenário global marcado por preocupações crescentes com as mudanças climáticas, a escassez de recursos não renováveis e a necessidade de transição para uma economia mais verde, a bioeconomia surge como uma alternativa promissora.

Com assessoria de comunicação da FpBio

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

‘Nos Ares de PG’ faz exposição de aeronaves neste fim de semana
 Evento terá ainda sobrevoos de aeronaves, saltos de paraquedas e exposição de carros antigos do Corpo de Bombeiros; ingresso será 2 quilos de alimento não perecível.
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.