
A Defesa Civil de Ponta Grossa emitiu um alerta de tempestade para esta segunda-feira (8), diante do avanço de uma área de baixa pressão que se desloca da Argentina e do Paraguai em direção ao Rio Grande do Sul. Segundo o Simepar, o sistema se intensifica e deve dar origem a um ciclone extratropical, que, mesmo sem alcançar o Paraná, altera o comportamento do tempo no Estado e favorece a formação de tempestades até quarta-feira (10).
Para os Campos Gerais, o risco de granizo é considerado moderado, com possibilidade de pancadas de chuva localmente intensas durante a tarde. A sensação de abafamento permanece, em meio a uma sequência de dias com temperaturas acima de 30°C em várias regiões paranaenses.
Em Ponta Grossa, a previsão indica precipitação acumulada de 15,6 mm ao longo do dia, com início da chuva previsto para o período da tarde e continuidade até a noite. As temperaturas variam entre mínima de 18°C e máxima de 27°C.
A Defesa Civil reforça recomendações de segurança durante a ocorrência de tempestades:
- Não subir em telhados durante a chuva para realizar reparos, evitando risco de quedas e acidentes;
- Famílias com imóveis atingidos por destelhamentos ou granizo podem solicitar a retirada de lonas ao Corpo de Bombeiros ou à Defesa Civil;
- Em caso de alagamentos, é importante desligar aparelhos elétricos, retirar utensílios das tomadas e colocá-los em locais elevados.
Para situações de emergência, os contatos são:
- Defesa Civil: (42) 3220-1030 (das 8h às 18h)
- Corpo de Bombeiros: 193 (24h)
Com informações de Agência Estadul de Notícias