Acordo prevê obras, compensações e isenção na conta de água em Ponta Grossa

Termo assinado garante medidas para resolver falhas no abastecimento e compensar moradores pelos prejuízos
Sanepar – Imagem ilustrativa

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, o presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, e o promotor de Justiça, Jânio Luiz Pereira, assinaram nesta terça-feira (13) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O objetivo é reparar os prejuízos causados pela falta de água e garantir soluções definitivas para o abastecimento da cidade.

O acordo é resultado de uma série de negociações após os transtornos provocados por interrupções no fornecimento de água em março. Pelo TAC, serão adotadas medidas emergenciais, estruturais e compensatórias, com acompanhamento direto da Prefeitura e do Ministério Público.

Compensações aos moradores

Como forma de compensação, os consumidores terão isenção total das tarifas de água e esgoto por 30 dias. No mês seguinte à homologação do TAC, haverá um desconto de 50% na fatura.

Também será possível solicitar o reembolso de despesas comprovadas, como aluguel de caminhões-pipa ou compra de água. Os pedidos poderão ser feitos junto ao Procon ou diretamente na Sanepar, com prazo máximo de 30 dias para o pagamento após a solicitação.

Obras com prazos definidos

O TAC define prazos para obras consideradas essenciais. A primeira é a ativação completa da nova adutora do Rio Pitangui, prevista para até 30 de maio de 2025.

Outra medida será a construção de uma adutora para captação no Rio Tibagi. A Sanepar deve iniciar o processo de licenciamento ambiental em até 60 dias e começar a obra até 30 dias após a assinatura do contrato com a empresa responsável. O prazo máximo para conclusão é de três anos a partir do início das obras.

Investimentos coletivos

O termo também prevê a destinação de R$ 15 milhões ao Fundo Municipal dos Direitos Difusos, parcelados em 15 vezes. O valor será investido em ações voltadas à coletividade.

Além disso, a empresa fará a doação de caixas d’água para famílias em situação de vulnerabilidade, conforme regras que serão propostas pela Prefeitura e encaminhadas à Câmara em até 60 dias.

A Prefeitura será responsável por fiscalizar todas as etapas do TAC, com atenção especial às obras e às compensações à população. O Procon também acompanhará o cumprimento dos benefícios e poderá notificar a empresa em caso de irregularidades.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Itaipu e UEPG firmam parceria para capacitar engenheiros que atuarão em municípios do Paraná
Programa oferece bolsas de especialização e estágio para elaboração de projetos de infraestrutura em cidades com baixo IDHM
Consulado do Palmeiras de Ponta Grossa marca presença em Nova York
Grupo de torcedores participou de gravação ao vivo do Globo Esporte e exibiu faixa do consulado às vésperas da estreia do Palmeiras no Mundial de Clubes
População é convidada a opinar sobre arborização urbana em Ponta Grossa
Moradores podem responder formulário e contribuir com ações futuras do plano de arborização

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.