Na última quinta-feira, dia 20, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que o processo movido por Jocelito Canto para recuperar o mandato de deputado federal teve seus autos remetidos, em grau de recurso, para o Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido, protocolado em 2 de maio, será analisado pelo ministro Ramos Tavares.
Confira o apelo do candidato:
Jocelito Canto espera que o Supremo faça justiça em seu caso. Ele ressalta que a corte já reverteu decisões de primeira instância, citando o exemplo de Curitiba, onde o próprio presidente da República e outros governadores tiveram decisões anuladas pelo Supremo. Canto acredita que é importante que o STF garanta a justiça, pois representa a casa do povo, da lei e da justiça.
O impasse surgiu após o TSE indeferir, por unanimidade, o recurso impetrado por Canto contra a impugnação de sua candidatura em dezembro. Mesmo com 74 mil votos, ele não pôde assumir o cargo na Câmara dos Deputados devido a essa decisão. O cerne da questão está relacionado ao motivo da impugnação, que se refere ao fato de um policial estar à disposição do prefeito, gerando questionamentos sobre a legalidade da candidatura.
“O STF vem mudando muitas decisões nos últimos tempos, inclusive do Presidente da República e de tantos outros políticos. Eu fico aqui acreditando que o motivo desse meu processo não seja justo para tirar um deputado que foi eleito para o cargo, eleito porque o povo lhe deu esse mandato nas urnas”, destacou Canto.
Agora, é necessário aguardar a análise do Supremo Tribunal Federal e acompanhar os desdobramentos.