Após o anúncio da greve confirmada pelo SAG-AFTRA na quinta-feira (13), várias estrelas, incluindo Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon, Florence Pugh, Robert Downey Jr., Josh Hartnett e outros, deixaram a première de “Oppenheimer” em Londres. Embora tenham participado do tapete vermelho, eles saíram do evento antes mesmo da exibição do filme para o público inglês.
A notícia foi dada pelo diretor Christopher Nolan, revelando que eles deixaram o evento em apoio à iminente greve do SAG e à luta por salários justos para seus membros, unindo-se ao WGA.
Durante a passagem pelo tapete vermelho, Cillian Murphy demonstrou apoio aos colegas atores, enquanto Emily Blunt expressou esperança em alcançar um acordo justo. Matt Damon também se uniu ao coro, reconhecendo os desafios da paralisação.
“Será brutal para os 160 mil atores. Ninguém quer parar de trabalhar, mas se o nosso líder está dizendo que o acordo não é justo, precisamos permanecer firmes até conseguirmos um acordo justo. É a diferença entre ter um plano de saúde ou não para muitos atores. Precisamos fazer o que for justo”, disse.
O sindicato dos atores decretou o início do movimento à meia-noite desta sexta-feira (14), reivindicando condições de trabalho mais justas e a regulamentação do uso da Inteligência Artificial. Assim, o SAG-AFTRA se une ao WGA, sindicato dos roteiristas, que já está em greve desde 2 de maio deste ano.
A greve não impactará a estreia de “Oppenheimer”, agendada para 20 de julho nos cinemas do Brasil. O filme retrata a história de J. Robert Oppenheimer (interpretado por Cillian Murphy), líder do Projeto Manhattan durante a Segunda Guerra Mundial, que recruta cientistas para desenvolver as primeiras bombas atômicas.
Confira o trailer: