No dia 23 de maio, diversas organizações comprometidas com a proteção das mulheres participaram de uma iniciativa conjunta para elaborar um projeto que visa estabelecer formalmente a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Intrafamiliar e Sexual contra as Mulheres no município de Ponta Grossa.
Essa rede tem como propósito promover a colaboração entre entidades governamentais, não governamentais e a comunidade em geral, visando fortalecer as políticas públicas de combate a todas as formas de violência contra as mulheres. Segundo a coordenadora da Casa da Mulher, Camila Calisto Sanches, a rede busca articular a atuação nos quatro eixos fundamentais estabelecidos pela Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres: combate, prevenção, assistência e garantia de direitos. A coordenação da rede será assumida pela Diretora do Departamento da Mulher, vinculado à Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social.
Tatyana Denise Belo, secretária responsável pela pasta, ressalta que as diretrizes estabelecidas na minuta serão formalizadas em um decreto a ser publicado pelo município. A publicação desse decreto fortalecerá ainda mais as políticas públicas em favor das mulheres, estabelecendo fluxos de trabalho entre diferentes setores e promovendo a padronização, organização e agilidade no atendimento necessário e rápido às vítimas de violência.
No evento, estiveram presentes representantes de diversas entidades, incluindo a Delegacia da Mulher, a Patrulha Maria da Penha, o NUMPE, a 18ª Promotoria de Justiça, o Conselho Municipal da Mulher e da Igualdade Racial, o Juizado de Violência Doméstica, a Defensoria Pública, a Fundação de Saúde, o Núcleo Regional de Educação, a 3ª Regional de Saúde, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Secretaria Municipal de Educação, o abrigo Corina Portugal e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Via Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.