Nesta segunda-feira (8), o governo federal retoma o programa Brasil Sorridente, que será instituído por meio da sanção do Projeto de Lei 8.131/2017, que estabelece a Política Nacional de Saúde Bucal no SUS. A cerimônia de sanção ocorrerá às 11h no Palácio do Planalto, em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua felicidade em retomar o programa em seu perfil no Twitter, destacando a dignidade que a política de saúde bucal traz para os brasileiros, permitindo que muitos resolvam problemas dentários, alimentem-se normalmente e sorriam.
Lula também comentou sobre o relançamento do Brasil Sorridente como parte de um pacote de programas sociais que foram referência em gestões passadas e que agora serão retomados pelo governo federal. Para o presidente, a sanção do projeto de lei garantirá o acesso universal, equânime e contínuo à política de saúde bucal.
“Estamos retomando, colocando em funcionamento, todas as políticas públicas que deram certo em nossos governos”, disse. Para o presidente, a sanção do projeto de lei – que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal na Lei Orgânica da Saúde – vai garantir “acesso universal, equânime e contínuo”.
O Brasil Sorridente foi criado em 2004, durante o primeiro mandato de Lula na Presidência da República, e, de acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 80 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa em uma década, recebendo diversos tipos de atendimento odontológico. A retomada do programa traz a esperança de melhorias significativas na saúde bucal dos brasileiros, que poderão contar novamente com o acesso a serviços de qualidade.
–
Via Agência Brasil.