
A prefeita Elizabeth Schmidt anunciou a criação da Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal de Ponta Grossa. O anúncio foi realizado durante a entrega de 20 novas viaturas para a GCM, nesta terça-feira (10). Os veículos integram um investimento de aproximadamente R$ 9,6 milhões da Prefeitura, que prevê a destinação de 90 veículos para a ampliação e renovação da frota municipal, contemplando também a Defesa Civil, a Superintendência de Trânsito e o Procon.
“Uma cidade onde a segurança, em seus mais diversos aspectos, é tratada como um direito essencial e inegociável para a população proporciona um ambiente favorável ao crescimento e ao desenvolvimento de todos. Por isso, mais do que destinar recursos, estamos ampliando o escopo de atuação da Guarda Civil Municipal e fortalecendo a estrutura oferecida aos nossos agentes, para que possam trabalhar com agilidade, segurança e eficiência na proteção da nossa comunidade e do nosso meio ambiente”, destacou a prefeita.
Segundo o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, a criação do novo grupamento e a renovação da frota demonstram o compromisso do Município com a segurança pública e representam um avanço essencial para a atuação da Guarda Civil Municipal.
“Esse é um grande passo para Ponta Grossa na consolidação de uma política pública de segurança ampla e integrada, na qual a Patrulha Ambiental irá somar esforços com outras instituições no combate aos crimes ambientais. Tudo isso reforça o compromisso de garantir que o crescimento de Ponta Grossa ocorra de maneira sustentável, responsável e em harmonia com o ecossistema local”, completou.
De acordo com o inspetor comandante da Guarda Civil Municipal, Alessandro de Macedo, a Patrulha Ambiental deverá iniciar os trabalhos já nas próximas semanas.
“Atualmente, estamos finalizando os ajustes para a formação das equipes que irão atuar na Patrulha Ambiental. Nosso objetivo é que os trabalhos sejam iniciados o mais breve possível”, apontou.
Viaturas preparadas
Durante o evento, o secretário Guilherme Rangel também destacou o preparo das novas viaturas, que serão empregadas no reforço de diferentes equipes operacionais, incluindo os grupamentos de Ações Táticas (GAT) e de Operações com Cães (GOC-K9).
“São viaturas preparadas para atender as equipes da GCM da melhor forma possível, com estrutura robusta e adaptações que permitem o uso tanto em intervenções de maior complexidade quanto no transporte e na atuação técnica dos nossos agentes”, ressaltou.
Assessoria de Imprensa