Dia Mundial do Câncer reforça prevenção, diagnóstico precoce e redes de apoio

Data celebrada em 4 de fevereiro chama atenção para a conscientização sobre a doença e destaca iniciativas como a Fernix, em Ponta Grossa, no acolhimento a pacientes e familiares
Foto: Divulgação.

Nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer, data que tem como objetivo promover conscientização, informações sobre prevenção e controle da doença e atualizar a população sobre as formas de tratamento e as novas tecnologias em saúde, algumas disponíveis pelo SUS. A data foi criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Câncer é um nome genérico dado a um conjunto de mais de cem doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo e não existe a causa única. A UICC destaca que entre 80% a 90% dos casos estão associados a causas externas e hábitos de vida.

A data ainda pode parecer estranha e até desconcertante, mas cada vez faz-se mais necessário falar sobre o assunto. Em todo planeta, cerca de 8 milhões de pessoas morrem afetadas pelo câncer por ano. Mais da metade com idade entre 30 a 69 anos. Cerca de dois milhões dessas mortes poderiam ter sido evitadas, com diagnósticos e tratamento na fase inicial. Por isso, além dos esforços dos profissionais de saúde, governos precisam agir investindo recursos para o aprimoramento do setor.

Neste contexto, outras iniciativas como as redes de apoio são de grande importância na divulgação de informações e no acolhimento dos pacientes com câncer. É o caso em Ponta Grossa da Fernix, uma associação de apoio aos pacientes oncológicos, que atua no acolhimento, na doação de turbantes e conscientização. Os encontros são realizados de uma forma descontraída, por meio de bate-papos, piqueniques e rodas de conversa, para aproximar quem sofre com a doença.

Nesse ano, além da roda de conversa, a Fernix já realizou a ação “Vá de Lenço”, campanha promovida pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), realizada desde 2017. Em Ponta Grossa, o evento foi no Botequim da XV, na semana passada, e mais ações ainda estão por vir em 2026.

“Nós da Fernix entendemos a importância de celebrar essa data, como forma de conscientização, prevenção e a busca de uma melhor qualidade de vida, principalmente através de informações. Vale lembrar que além da alimentação, exercícios físicos, é importante também falar sobre acolhimento, o tratamento, direito à saúde, fatores que garantem dias melhores ao paciente”, diz a psicanalista Luciane Justus, que integra a Fernix.

A psicanalista explica que, durante os encontros, “a Fernix busca conversar sobre o câncer com dignidade e respeito ao espaço de cada pessoa, deixando-as livre para expôr seus sentimentos, falar sobre o atendimento nos sistemas de saúde, da convivência familiar, entre outros temas”.

A Fernix convida a população a participar das reuniões, tanto pacientes com câncer, quanto amigos e familiares. Para conhecer a associação, você pode acessar a página no Instagram: @fernix_turbantes.

Texto de Sebastião Natalio

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Pneu estourado causa colisão entre carretas e vazamento de óleo vegetal em córrego da BR-376, em Ponta Grossa
Acidente no km 502,9 deixou um motorista ferido, provocou interdições na rodovia e mobilizou órgãos ambientais
Dia Mundial do Câncer reforça prevenção, diagnóstico precoce e redes de apoio
Data celebrada em 4 de fevereiro chama atenção para a conscientização sobre a doença e destaca iniciativas como a Fernix, em Ponta Grossa, no acolhimento a pacientes e familiares
Estande da Itaipu no Show Rural 2026 destaca sustentabilidade e interatividade
A 38ª edição do evento começa na próxima segunda-feira (9) em Cascavel (PR)

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.