
Um morador da região do Santa Tereza, em Ponta Grossa, denuncia o abandono frequente de animais em uma área próxima à Colônia Dona Luiza. Segundo ele, os casos acontecem praticamente todas as semanas, em um trecho com ruas escuras, sem pavimentação e com baixa circulação de pessoas, principalmente no período da noite.
Em vídeos registrados pelo morador e enviados ao portal Em PG é Assim, é possível ver quatro filhotes de gato e a mãe abandonados dentro de uma caixa de papelão, em meio ao mato. O caso ocorreu na última quinta-feira (11), por volta das 20h30, na Rua Verônica.
Outro vídeo mostra um filhote de cachorro amarrado a uma árvore, também em situação de abandono. Confira os dois vídeos abaixo.
O morador que fez os registros e as denúncias é Vinícius Eduardo Soares da Silva, proprietário de uma clínica veterinária no bairro. Ele relata que os casos de abandono são frequentes e afirma que, sempre que possível, presta atendimento aos animais resgatados em sua própria clínica e auxilia na busca por adoção responsável.
Diante da situação, moradores da região estão organizando um abaixo-assinado que será protocolado junto à Prefeitura de Ponta Grossa, com o objetivo de evitar o abandono de animais e melhorar as condições de segurança no bairro.
Ainda conforme o relato, denúncias já foram feitas à Guarda Municipal, mas a orientação recebida é de que, sem flagrante, as possibilidades de encaminhamento são limitadas.
A Prefeitura orienta que situações de animais em risco de vida sejam encaminhadas ao Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR), que atende casos de urgência e emergência envolvendo cães e gatos sem tutor, como atropelamentos, lesões graves, miíase (bicheira), suspeita de doenças zoonóticas e outros quadros graves. O contato pode ser feito pelo telefone (42) 3220-1000, ramal 4072.
Já as denúncias de maus-tratos devem ser formalizadas por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156 ou pelo canal 156 disponível no site da Prefeitura de Ponta Grossa.