Nova fábrica de vidros da Ambev é inaugurada em Carambeí

Planta é a primeira do Paraná e terá capacidade de produzir até 600 milhões de garrafas por ano
Foto: Felipe Henschel/AEN.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta segunda-feira (15) da inauguração da nova fábrica de garrafas de vidro da Ambev em Carambeí, nos Campos Gerais. Com investimento de R$1 bilhão, o empreendimento fortalece a cadeia industrial do Paraná, amplia a geração de empregos e consolida o Estado como um dos principais polos produtivos do setor de bebidas no Brasil.

A nova unidade, que recebeu o nome de Ambev Vidros Paraná, é a primeira fábrica de garrafas de vidro do Estado e integra todas as etapas da produção cervejeira, da matéria-prima ao envase. Com capacidade para produzir até 600 milhões de garrafas por ano, a planta vai abastecer fábricas da Ambev em diversos estados, ampliando a competitividade da indústria instalada no Estado.

Ratinho Junior afirmou que a inauguração da nova unidade reforça o ciclo de industrialização do Paraná e a estratégia do Estado de atrair grandes investimentos privados. “Uma fábrica como essa representa mais do que um grande investimento. Representa trabalho, geração de emprego, desenvolvimento regional e fortalecimento da indústria do Paraná, que hoje é a terceira força industrial do Brasil”, afirmou.

Durante a fase de obras, a implantação da fábrica gerou 4.225 empregos diretos, além de mobilizar mais de 150 empresas envolvidas na execução do projeto. Com o início das operações, a expectativa é de manutenção de cerca de 400 empregos diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento econômico de Carambeí e de toda a região dos Campos Gerais.

O governador destacou que o projeto consolida o Estado como polo estratégico do setor de bebidas ao integrar toda a cadeia produtiva. “O Paraná é o maior produtor de cerveja do Brasil. Produzimos a cevada, temos as maltarias, as cervejarias e agora também as indústrias que fornecem para esse setor, ampliando a cadeia produtiva dentro do Estado e gerando ainda mais empregos”, disse.

O CEO da Ambev, Carlos Lisboa, destacou a importância estratégica do Paraná para as operações da companhia e o impacto nacional que a nova fábrica terá na cadeia produtiva do setor de bebidas. “O Paraná é um estado estratégico e muito importante para a Ambev. Temos campos de cevada, fábricas, centros de distribuição e milhares de colaboradores no estado que trabalham todos os dias para entregar os melhores produtos e serviços para os paranaenses. Agora, as garrafas feitas aqui no Paraná vão chegar também em outros estados e abastecer nossas fábricas pelo Brasil, gerando impacto nacional na cadeia de valor”, ressaltou.

O empreendimento se soma a outros investimentos da Ambev no Estado, que ultrapassam R$ 2,5 bilhões nos últimos anos. Atualmente, a cadeia produtiva da companhia no Paraná gera mais de 16 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, envolvendo maltarias, cervejarias, fábricas de embalagens e centros de distribuição. A operação da empresa no Paraná abastece sete estados brasileiros, com a produção de mais de 20 marcas de cervejas.

Sustentabilidade

A fábrica de Carambeí está alinhada às políticas ambientais do Governo do Paraná, especialmente à Lei Estadual nº 20.607/2021, que institui o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. A unidade começa a operar com 100% de energia elétrica renovável, está preparada para uso de biocombustíveis e utiliza fornos de alta eficiência energética.

A gerente da fábrica da Ambev em Carambeí, Ana Carla Barboza, destacou o impacto ambiental e social da nova planta. “A unidade tem potencial para reciclar até 72 mil toneladas de caco de vidro por ano, fortalecendo a cadeia da reciclagem no Estado. Além da geração de mais de 400 empregos diretos e indiretos, a fábrica completa a cadeia cervejeira no Paraná, com maltaria, cervejarias e agora a produção de garrafas, com capacidade de produzir 600 milhões de unidades por ano para distribuição em todo o Brasil”, afirmou.

Confira a matéria completa da AEN

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Obituário de Ponta Grossa
Obituário em Ponta Grossa, 06/02
Confira o obituário mais recente da região de Ponta Grossa com dados precisos do Serviço Funerário Municipal
Nucria de Ponta Grossa prende em flagrante homem acusado de estuprar menina de 11 anos
Suspeito foi localizado em uma residência abandonada no bairro Ronda e encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça
Em busca de emprego? SINE Ponta Grossa oferece 241 vagas de emprego nesta segunda-feira (9)
Há oportunidades com e sem experiência, além de vagas destinadas a pessoa com deficiência (PCD)

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.