Iniciativa de literatura promove acessibilidade para leitores no Paraná

Projeto disponibiliza versões em áudio de críticas e resenhas, com interpretação de audiodescritora
Na foto, Thamyres Gomes dos Santos, que trabalha no projeto como audiodescritora e é leitora, escritora e atriz.

A acessibilidade é um dos pilares do Hécate Literatura, projeto que divulga autores e autoras paranaenses por meio de críticas, resenhas e entrevistas semanais. Todos os conteúdos publicados recebem uma versão em áudio gravada e interpretada pela audiodescritora Thamyres Gomes dos Santos, garantindo que pessoas com deficiência visual também tenham acesso à produção literária do Estado.

Atriz, pós-graduada em Comunicação, Marketing e Audiodescrição, Thamyres é responsável por transformar cada texto em uma experiência sonora completa. Para ela, o trabalho no Hécate tem sido um encontro entre literatura, inclusão e identidade cultural. “Participar deste projeto tem sido incrivelmente gratificante. A cada novo texto, me entrego às histórias para fazer a leitura em áudio. É uma grande oportunidade de conhecer livros e autores paranaenses e contribuir para que essa literatura alcance mais pessoas”, afirma.

A audiodescrição se tornou parte essencial da missão do projeto, que busca democratizar o acesso à cultura e valorizar a produção literária do Paraná. “Divulgar a literatura paranaense também significa fortalecer nossa memória cultural. Fazer isso em formato acessível amplia o impacto social do projeto e garante que esses conteúdos cheguem a todos”, explica Thamyres.

A coordenadora do projeto, Jessica Allana Grossi, destaca que a acessibilidade não é um complemento, mas um compromisso ético dentro do Hécate. “O projeto só faz sentido se puder ser usufruído por diferentes públicos. A versão em áudio garante que leitores com deficiência visual também participem desse movimento de conhecer, valorizar e redescobrir escritores do nosso Estado”.

Com mais de 60 conteúdos planejados, o Hécate Literatura reforça sua proposta de aproximar leitores, ouvintes e autores, conectando diferentes públicos por meio de uma experiência cultural ampla e verdadeiramente inclusiva.

O Hécate Literatura é uma realização da Agência Hécate – Comunicação e Produção Cultural, com sede em Ponta Grossa (PR). O projeto pode ser acessado em hecateliteratura.com.br, e as novidades também são divulgadas pelo Instagram @hecateliteratura.

O projeto Hécate Literatura é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Paraná, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Serviço
Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Renovação automática da CNH começa a valer nesta sexta (9) para bons condutores
Motoristas sem infrações nos últimos 12 meses terão o documento renovado gratuitamente e de forma digital, sem necessidade de ir ao Detran
Parque Estadual de Vila Velha amplia atrações e programação para o período de férias
Ao longo de todo o mês de janeiro, a Unidade de Conservação funcionará ininterruptamente, com vendas de ingressos até as 15 horas
Mulher grávida de gêmeas morre após passar mal em casa em Curitiba
Gestante de 29 anos estava no fim da gravidez; parto de emergência foi realizado, mas mãe e bebês não resistiram

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.