Elizabeth e Aliel avançam em processo para utilização de áreas ferroviárias inativas em PG

Pedido de desafetação e doação do Ramal Oficinas junto ao Governo Federal faz parte de um pacote de ações que busca destravar projetos de mobilidade e solucionar demandas logísticas históricas da cidade
Foto: Assessoria de Imprensa.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, e o deputado federal Aliel Machado (PV-PR) avançam para a fase final do processo de devolução de terrenos ferroviários inativos ao município. A medida integra um pacote de ações que busca destravar projetos de mobilidade, promover a integração urbana e solucionar demandas logísticas históricas da cidade.

A pauta foi formalmente apresentada ao Ministério dos Transportes no dia 26 de junho e, desde então, vem registrando avanços significativos. Entre os pontos centrais está o pedido de desafetação e doação do Ramal Oficinas, trecho de aproximadamente 4 quilômetros atualmente sob domínio da concessionária ferroviária, embora esteja desativado há décadas.

A permanência da área sob controle privado impede intervenções urbanas estratégicas, como a expansão do Parque Linear. Com a devolução, o município poderá incorporar o espaço ao planejamento urbano e executar novas obras de infraestrutura.

Apoio do Judiciário

O processo também conta com o apoio do Judiciário Federal. Em outubro, o juiz federal Dr. Antonio Bochenek realizou vistoria no local e constatou situação de abandono, reforçando a necessidade de medidas imediatas.

Em manifestação, o magistrado destacou que os terrenos estavam “abandonados, sem nenhum cuidado, com muito lixo e objetos depositados no local, inclusive com carcaças de veículos e trens, bem como outros objetos”, o que fortalece o pedido de desafetação e transferência ao município.

Plano Estruturante de Logística e Mobilidade

A devolução do Ramal Oficinas integra um conjunto mais amplo de iniciativas coordenadas pela gestão municipal, em parceria com o deputado Aliel Machado, com o objetivo de modernizar a infraestrutura de Ponta Grossa. Entre os projetos estruturantes estão:

  • Trincheira da Monteiro Lobato – obra voltada a melhorar o fluxo viário e a segurança, ampliando o acesso à região norte da cidade, a Carambeí e ao novo distrito industrial.
  • Projeto Viário Solução Costa Rica – intervenção no bairro Neves, que inclui viadutos, trincheiras, ciclofaixas, estação de integração e miniterminal de ônibus, com investimentos superiores a R$ 38 milhões.
  • Ampliação do Aeroporto Santana – construção da variante do Desvio Ribas para permitir a ampliação da pista e o aumento da capacidade operacional do terminal.
  • Contorno Ferroviário de Ponta Grossa – revisão dos estudos para inserção da obra no processo de relicitação ou renovação da Malha Sul.
Trabalho conjunto

A prefeita Elizabeth Schmidt ressaltou o impacto do avanço no processo.

“Temos trabalhado incansavelmente para reverter quadros que paralisam o desenvolvimento de Ponta Grossa há anos. A devolução desses terrenos ferroviários é um passo gigante. Estamos unindo as forças das autoridades municipais e federais para vencer os desafios logísticos da nossa cidade, e isso demonstra que, apesar de todas as dificuldades, a articulação política correta gera resultados concretos para o nosso povo“, afirmou.

O deputado federal Aliel Machado reforçou o compromisso do mandato e a atuação do Governo Federal com soluções estruturantes para a logística regional.

“Nosso compromisso é com a solução dos principais desafios logísticos do Brasil, e Ponta Grossa, como capital dos Campos Gerais, é prioridade. Assim como o Governo Federal agiu para corrigir os erros das concessões de rodovias que eram geridas pela infraestrutura estadual, gerando um novo modelo de pedágio mais justo”, lembrou.

Aliel ainda falou sobre os pontos positivos da iniciativa que avança em Ponta Grossa. “Temos a convicção e o compromisso de resolver os principais desafios ferroviários que freiam o desenvolvimento da nossa região. Isso não é apenas sobre trilhos ou asfalto, mas sobre gerar crescimento econômico e bem-estar para as pessoas nos Campos Gerais do Paraná”, concluiu.

Outros municípios

Além de Ponta Grossa, o deputado Aliel Machado também atua em outras frentes de mobilidade nos Campos Gerais. Em Jaguariaíva, ele e o prefeito Juca Sloboda participaram recentemente de reunião no Ministério dos Transportes para tratar da destinação da ferrovia desativada que corta o município.

O trecho de 8 km, hoje sem uso e pertencente à União, impede obras urbanas importantes. A reunião trouxe boas perspectivas técnicas e jurídicas para que a área seja disponibilizada ao município, possibilitando avanços em mobilidade, habitação e revitalização urbana.

Outra pauta conduzida por Aliel envolve as obras da BR-153 (Transbrasiliana). Ao lado do ministro Renan Filho, o deputado anunciou em setembro deste ano a publicação do edital para contratar o projeto executivo, estimado em R$ 5 milhões, que prioriza a conclusão do trecho entre Tibagi e Imbituva. A iniciativa, incluída no Novo PAC após articulação do parlamentar, é considerada estratégica para a integração logística da região, com previsão de licitação das obras em 2026.

Assessoria de Imprensa

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