Estudo da UEPG revela que Brasil registrou 28 tornados em 2024; 23 foram na região sul

Pesquisa realizada por aluna e professora da UEPG identificou que Paraná e Rio Grande do Sul lideraram as ocorrências, com dez tornados em cada estado
Rio Bonito do Iguaçu após tornado. Foto: Roberto Dziura Jr – AEN-PR.

A região sul foi a mais atingida por ocorrências de tornados em 2024. É o que revela um estudo publicado por alunos e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em artigo publicado neste mês, dados mostram a ocorrência de 28 tornados no país no ano passado, sendo 23 na região sul. Paraná e Rio Grande do Sul tiveram 10 casos em cada estado, enquanto Santa Catarina registrou três ocorrências.

Além da região Sul, a Bahia teve três ocorrências em 2024, seguidas de Alagoas e Pará, com um caso cada. A maioria dos casos se deu na parte da tarde e em áreas rurais. Os dados fazem parte do estudo pulicado pela aluna do Bacharelado em Geografia, Maria Cristina Piotrovski, juntamente com a professora do Departamento de Geociências, Karin Linete Hornes. A pesquisa organizou um banco de dados de atividades compatíveis com tornados.

Os danos foram analisados segundo os parâmetros da Escala Fujita Melhorada, a partir da análise de imagens, vídeos e reportagens registradas dos eventos. Como explica Maria, os resultados proporcionaram a identificação das áreas, períodos e estações mais favoráveis e força destrutiva. “As análises destacaram as áreas mais vulneráveis e sensíveis aos impactos. Conclui-se que há necessidade da criação estratégias de prevenção e minimização de danos, nas áreas mais atingidas”, explica a aluna no artigo. Para a professora Karin, o Brasil está na segunda área mais propícia a tornados do mundo.

Para ser caracterizado como tornado, a ocorrência deve ter algumas características: o tornado é uma coluna de ar que gira violentamente, com duração média de 20 minutos e capaz de percorrer vários quilômetros, deixando um rastro de destruição. Em outubro do ano passado, os pesquisadores da UEPG revelaram que, de 1975 a 2018, foram 581 fenômenos identificados: 411 tornados ocorreram nos estados do Sul, o que representa 70% dos registros de tornados no país. O Paraná teve 89 tornados no período, com a maioria acontecendo no período da tarde. Os dados dessa pesquisa podem ser encontrados aqui: Caçadores de Tornados: UEPG publica estudo inédito no Brasil.

Assessoria de Comunicação da UEPG

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Mais de 400 veículos participam do 32° Rally Transparaná
O maior rally de regularidade do mundo percorrerá mais de 2 mil quilômetros em 7 dias
União Por Moradias destaca avanços na regularização fundiária em Ponta Grossa
Cerca de 110 famílias serão beneficiadas com moradias
CUFA/PR define planejamento de ações para Ponta Grossa em 2026
Município será representado pelo 4º ano consecutivo na Taça das Favelas Paraná

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.