Princesa dos Campos apresenta nova identidade visual desenvolvida pela Porto Bureau

Projeto de rebranding reposiciona a tradicional viação, unindo legado, inovação e estratégia para fortalecer a marca no setor de transporte e logística
Foto: Divulgação.

Fortalecer o posicionamento de uma empresa com mais de 90 anos de história, com foco na conexão, experiência e fomento aos negócios com uma marca visualmente forte e robusta. Este era o objetivo da Princesa dos Campos, tradicional viação do segmento de transporte rodoviário do sul do Brasil, quando procurou a Porto Bureau para liderar o seu projeto de rebranding.

Especializada em construção e gestão de marcas, o estúdio, que atua no mercado há 11 anos, ancorou sua expertise na metodologia INDEX, uma estratégia de branding que combina inteligência, design e expressão para desenvolver a identidade verbal e visual de uma marca. A iniciativa, que teve início em novembro de 2024, com uma série de entrevistas, que envolveu todos os stakeholders da Princesa dos Campos, consolidou-se como um dos maiores e mais complexos projetos já conduzidos pela agência.

“Quando iniciamos o trabalho, tínhamos consciência de que seria um projeto desafiador”, destaca a diretora de Inteligência de Negócios, Flavia Barros.

Para que isso acontecesse, o trabalho exigiu, segundo ela, uma imersão profunda na história, nos valores da companhia e sobretudo, no universo que interfere no segmento de transporte de pessoas e cargas fracionadas.

Ao longo de quase um ano, a equipe da Porto Bureau trabalhou lado a lado com a Princesa dos Campos na definição de uma nova identidade, capaz de traduzir a força e a trajetória de uma empresa sólida, sem abrir mão da inovação e da modernidade. O resultado é uma marca coerente e conectada ao futuro da mobilidade e da logística no Brasil. “Nosso papel foi traduzir toda a essência e trajetória da Princesa dos Campos em uma identidade que conecta passado e futuro, tradição e inovação, sempre com muito respeito às soluções visuais que acompanharam a marca até aqui”, explica Rafael Zem, diretor de Criação da Porto Bureau.

Zem destaca que, junto com o time da Princesa, foi desenvolvido um projeto que demandou muita pesquisa e análise de mercado. “Nosso estudo envolveu um olhar atento às transformações do setor ao longo do tempo, sempre com um olhar pautado no futuro, e o resultado pode ser visto em uma marca preparada para os desafios da mobilidade do amanhã”, complementa Flávia Barros, diretora de Inteligência de Negócios.

Para a Porto Bureau, o desenvolvimento da nova marca da Princesa dos Campos reforça a expertise da agência em conduzir projetos estratégicos de grande porte, que exigem integração entre branding, comunicação e gestão de negócios. A criação envolveu desde o reposicionamento conceitual da marca até a definição dos atributos visuais, linguagem, propósito e pilares institucionais, consolidando a empresa como referência em mobilidade e logística integrada.

O projeto reforça o foco que vem sendo construído ao longo dos anos, que vem se destacando por seu trabalho com empresas de grande relevância no cenário nacional. “Construir o novo posicionamento de uma marca com o legado da Princesa dos Campos foi um desafio e, ao mesmo tempo, um privilégio. É um projeto que expressa a força do trabalho colaborativo e da visão estratégica aplicada ao branding”, reforça Rafael Zem.

A apresentação da nova marca foi realizada no dia 8 de novembro, em Curitiba, durante a Exponi 50 – Exposição de Ônibus Novos e Antigos. O evento reuniu milhares de pessoas, que apreciam ônibus e a comunidade e representou a celebração do resultado de uma parceria de sucesso entre duas empresas comprometidas com inovação, estratégia e propósito.

Nesta segunda-feira (10), Ponta Grossa também recebeu um evento especial de apresentação da nova identidade visual da Princesa dos Campos. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades municipais, entre elas o presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Kuller, o vereador Paulo Balansin e a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt.

Além do aspecto visual, o projeto também trouxe uma visão de negócio ampliada, que provoca novas possibilidades de atuação para a Princesa dos Campos, iniciativas que já estão sendo consideradas e avaliadas pelas diretorias da empresa, reforçando a marca como uma plataforma de expansão e evolução dos negócios.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Sábado (22) na Münchenfest tem show de Daniel, gincanas alemãs e comida típica
Cantor Daniel é a atração do palco principal da Münchenfest neste sábado (22); restaurante alemão Essen Biergarten garante gastronomia típica todos os dias da Festa
Zalt Barbearia: a barbearia por assinatura mais bem avaliada do Paraná está de casa nova e de marca nova
Com mais de 1.000 avaliações cinco estrelas e mais de 400 assinantes, a antiga Barbearia Power inaugura nova sede, apresenta sua nova marca e anuncia benefícios especiais para os clientes
Semifinal do concurso da Rainha da Münchenfest ocorre neste sábado (22)
o todo 28 candidatas disputam os títulos de Rainha, Primeira e Segunda Princesas, além da Miss Simpatia. A premiação do concurso será em dinheiro

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.