Em uma operação ocorrida no final desta terça-feira, 21 de outubro, a Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio do 2º Distrito Policial de Ponta Grossa, sob a coordenação do Delegado de Polícia Derick Moura Jorge, cumpriu um mandado judicial de Busca e Apreensão, resultando no resgate de sete cães de diversas raças e porte médio. A ação foi realizada no Bairro Oficinas, em Ponta Grossa/PR.
Os cães foram encontrados em condições deploráveis, confinados em um local inadequado, sem luz solar e em estado insalubre (confira vídeo abaixo). A diligência, que apurava a prática de maus-tratos, foi acompanhada por agentes da Polícia Judiciária e por duas médicas veterinárias.
A responsável pela residência e tutora dos animais, de 53 anos, foi identificada, mas não foi detida em flagrante. Segundo o Boletim de Ocorrência, a mulher apresentava um “estado de confusão mental no momento do ato”, o que a impossibilitou inclusive de assinar o documento judicial. Apesar de seus evidentes problemas mentais, ela foi formalmente indiciada pela Polícia Civil pelo crime de maus-tratos a animais.
Os sete cães resgatados foram imediatamente encaminhados para o Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR) do município. Com a conclusão do inquérito policial e o indiciamento, o caso foi remetido ao Ministério Público do Paraná (MPPR) para ciência e adoção das medidas cabíveis.
Veja a situação insalubre em que os animais se encontravam:
Assessoria de Imprensa