A cidade de Ponta Grossa foi contemplada com a construção de uma nova Policlínica, orçada em mais de R$ 30 milhões, por meio do Novo PAC Saúde. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo deputado federal Aliel Machado (PV-PR) e pela prefeita Elizabeth Schmidt, que celebraram a inclusão do município como o único do Paraná a receber uma obra desse porte na nova etapa do programa do Governo Federal.
A nova unidade será erguida nas proximidades da UPA Santa Paula e contará com estrutura completa para atendimentos especializados, unificando consultas e exames em um só local. O objetivo é ampliar a eficiência do sistema, reduzir o tempo de espera e melhorar o acesso da população aos serviços de média complexidade — tudo 100% custeado pelo SUS.
Para Aliel, a obra representa um momento histórico para a cidade. “É uma alegria muito grande poder anunciar mais uma grande conquista: a autorização, pelo presidente Lula, da construção de uma nova Policlínica em nossa cidade, pelo Novo PAC. São mais de R$ 30 milhões em investimentos que vão garantir respeito e dignidade para a nossa população, contribuindo para solucionar um problema de longa data”, afirmou o deputado.
Elizabeth também destacou a importância do projeto. “Este é mais um passo para virarmos a chave na saúde. Estamos mostrando, na prática, que saúde é prioridade em Ponta Grossa: investimos e buscamos parcerias para conquistarmos grandes avanços, como a UPA Uvaranas, os Superpostos, a modernização das Unidades de Saúde, além da maior contratação de médicos da nossa história. Com a chegada da Policlínica, vamos atender a uma importante demanda por consultas com especialistas na cidade”, ressaltou a prefeita.
Detalhes da nova Policlínica
A unidade vai reunir, em um mesmo espaço, diferentes especialidades médicas, com foco nas necessidades da população local, conforme o perfil epidemiológico da região. Além das consultas, o novo espaço contará com exames gráficos, exames de imagem e estrutura para a realização de pequenos procedimentos. O modelo, previsto na nova fase do PAC, busca justamente suprir os chamados vazios assistenciais — ou seja, a ausência de serviços de saúde mais especializados em determinadas regiões.
A nova Policlínica contará com uma estrutura moderna e completa, projetada para oferecer atendimento especializado com agilidade e qualidade. A unidade terá 40 consultórios, incluindo espaços específicos para especialidades como estomias, gastroenterologia, oftalmologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia e ginecologia, além de consultórios para atendimentos diversos. A estrutura também prevê duas salas de cirurgia e oito leitos para preparo e recuperação cirúrgica.
No setor de diagnósticos, o equipamento será um dos mais completos da região. A Policlínica contará com salas exclusivas para raio-X, tomografia, ressonância magnética, mamografia, ultrassonografia (quatro salas), ergometria, doppler, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroneuromiografia e audiometria. Haverá também salas para o tratamento de feridas complexas, atendimento a pacientes pré-diabéticos e espaço específico para procedimentos ortopédicos, além de um posto de coleta laboratorial com quatro módulos.
A Policlínica contará ainda com um consultório exclusivo para acolhimento de vítimas de violência, reforçando o compromisso com um cuidado humanizado e integral. Também está previsto um setor de reabilitação física com 100 m², que oferecerá atendimentos em fonoaudiologia e terapia ocupacional. Toda essa estrutura funcionará com atendimento 100% SUS, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde especializados, contribuindo para a redução das filas de espera e promovendo mais dignidade no cuidado à saúde da população ponta-grossense.
Confira imagens do projeto da nova Policlínica:
Assessoria de Imprensa