Aliel Machado e Elizabeth Schmidt levam ao Governo Federal projetos de viaduto, ampliação do aeroporto e contorno ferroviário para PG

Reunião em Brasília tratou de obras para melhorar a mobilidade urbana, ampliar a estrutura do Aeroporto Sant’Ana e discutir novo traçado ferroviário em Ponta Grossa
Projeto do viaduto sob a linha férrea da Avenida Monteiro Lobato, no Jardim Carvalho.

A cidade de Ponta Grossa, historicamente marcada pelo desenvolvimento impulsionado pelas ferrovias, vive hoje um novo momento de transformação urbana. Se antes os trilhos representaram progresso, hoje eles se tornaram um desafio para a continuidade de obras de infraestrutura para os bairros e para o crescimento planejado da cidade.

Por isso, o deputado federal, Aliel Machado, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, e o secretário municipal de Infraestrutura e Logística, Luiz Henrique Honesko, se reuniram nesta sexta-feira (27) com representantes do Ministério da Infraestrutura, Trânsito e Transportes, para tratarem de ações conjuntas que destravem projetos estratégicos para a mobilidade, urbanização e ampliação da infraestrutura do município. A reunião técnica foi comandada pelo Secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.

“Ponta Grossa tem um histórico de desenvolvimento atrelado às ferrovias, mas agora é hora de virar a chave e pensar em soluções modernas que atendam às demandas da nossa população. Estamos trabalhando com responsabilidade para garantir que as futuras gerações vivam em uma cidade mais conectada, segura e com infraestrutura adequada ao nosso crescimento“, explica a prefeita Elizabeth Schmidt.

O primeiro tema discutido na reunião foi a construção de um viaduto sob a linha férrea da Avenida Monteiro Lobato, no Jardim Carvalho. A proposta visa melhorar o fluxo de veículos em uma das principais vias da cidade, desafogando o trânsito e garantindo mais segurança para pedestres e motoristas. A obra, de grande porte, seria executada pela concessionária Rumo, responsável pela ferrovia na região.

Além disso, a Prefeitura solicitou a desafetação de uma área no bairro de Oficinas, do trecho que vai da rotatória da OAB até a Yara Fertilizantes, visando a ampliação do Parque Linear. O pedido foi aceito pelo Governo Federal que irá ceder a área ao município.

Pista do aeroporto

O município também busca junto ao Governo Federal a cessão de uma área estratégica que permitirá a modernização e ampliação da pista do Aeroporto Sant’Ana. A atual limitação da pista impede a operação de aeronaves maiores, restringindo a ampliação de voos comerciais de médio e grande porte. Com a incorporação da área, será possível expandir a estrutura aeroportuária, promovendo maior conectividade e desenvolvimento econômico.

Para que essa alternativa seja analisada de maneira técnica e integrada, a Prefeitura de Ponta Grossa solicitou um aval formal ao Governo Federal para que o projeto de ampliação da pista, incluído no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), seja analisado de forma integrada – equipes municipais e federais.

A proposta prevê a ampliação da pista dos atuais 1.430m para 2.500m de extensão. A autorização é necessária porque parte do terreno inclui o prolongamento de uma tangente do Desvio Ribas, paralela à pista do aeroporto, até a conexão ferroviária já existente nas proximidades da Fazenda Escola do CESCAGE.

Parte dessa área solicitada ao governo também será destinada à construção de um novo conjunto habitacional, além de novos espaços públicos de convivência, com praça, campo de futebol, quadra esportiva e parque, proporcionando mais qualidade de vida e opções de lazer aos moradores.

Estudo para novo contorno

Durante a reunião também foi debatido sobre o novo contorno ferroviário em Ponta Grossa, discutido no âmbito do Grupo de Trabalho da Malha Sul. O Governo Federal informou que já existe um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) sobre essa proposta e que a equipe técnica irá disponibilizar o documento para a Prefeitura de Ponta Grossa.

Após a disponibilização do EVTEA, a equipe da prefeitura irá analisar a criação do novo contorno de forma integrada com a infraestrutura já existente e planejada, aproveitando faixas de domínio que serão desapropriadas no âmbito das novas concessões do pedágio. É uma solução inovadora e sustentável para readequar a matriz logística da região. Dessa forma, a cidade de Ponta Grossa manterá seu crescimento organizado, com infraestrutura compatível com as demandas futuras.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, o deputado federal, Aliel Machado, e o secretário municipal de Infraestrutura e Logística, Luiz Henrique Honesko, se reuniram nesta sexta-feira (27) com representantes do Ministério da Infraestrutura, Trânsito e Transportes em Brasília.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Feriado de Ano Novo: veja o que abre e fecha nos serviços públicos em Ponta Grossa
Atendimentos presenciais ficam suspensos em diversos setores entre 26 de dezembro e o início de janeiro; serviços essenciais seguem em funcionamento
Obituário de Ponta Grossa
Obituário em Ponta Grossa, 24/12
Confira o obituário mais recente da região de Ponta Grossa com dados precisos do Serviço Funerário Municipal.
Nada de filas enormes: Ponta-grossenses garantem as carnes de fim de ano direto na Casa de Carnes Presner
Moradores de Ponta Grossa evitam filas dos supermercados e buscam cortes de Natal, Ano-Novo e assados do dia 25 diretamente na Casa de Carnes Presner, em Uvaranas.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.