Distrito Federal estuda linha de crédito para motoristas de aplicativo comprarem carros elétricos

Anúncio foi feito por Ibaneis Rocha e integra ações para eletrificar frotas no DF, como isenção de IPVA e parcerias para infraestrutura de recarga
Foto: Raphael Panaro/Autoesporte

Após lançar uma linha de crédito para taxistas comprarem carros elétricos, o Governo do Distrito Federal (GDF) estuda lançar um projeto semelhante para motoristas de aplicativo. O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a medida nesta segunda-feira (16/6).

Segundo Ibaneis, o governo local começou a investir na descarbonização em 2021, com a isenção do IPVA para carros híbridos e eletrônicos no DF.

Com o lançamento da linha de crédito especial para os taxistas, o governador espera que, em breve, toda a frota, com 4 mil veículos, seja eletrificada.

“E estamos pensando em uma forma de colocar nessa plataforma de vendas os veículos de aplicativo. A gente espera até o início do próximo semestre tratar com o pessoal dos aplicativos para que a gente possa ter toda frota do DF eletrificada”, contou Ibaneis.

De acordo com Ibaneis, até o final de 2025, todos os ônibus do Plano Piloto serão elétricos. A iniciativa será um teste para a adoção de motores elétricos para toda a frota de coletivos do DF na futura renovação do contratos de concessão de concessão do transporte público.

Segundo Ibaneis, a política de incentivo fiscal adotada pelo GDF permitiu o avanço explosivo da frota de carros elétricos no DF. Em 2022, o DF registrou as vendas de 895 carros elétricos e 4.612 híbridos. Em 2024, foram vendidos 18.950 híbridos e 9.495 elétricos. Em 2025, até junho, foram 12.276 híbridos e 5.927 elétricos.

Ibaneis ressaltou a parceria com a Neoenergia para a construção de um planta de hidrogênio de combustível e a ampliação dos eletropostos para abastecimento no DF.

Matéria do Metrópoles

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Nova frente fria trará tempestades e temperaturas negativas no Paraná a partir de domingo
Fenômeno deve provocar chuvas intensas entre domingo (22) e segunda (23) e queda brusca nas temperaturas entre terça (24) e quarta-feira (25), com possibilidade de geadas em várias regiões do estado
Temporais no RS deixam quase 8 mil desalojados e afetam 121 municípios
Chuvas causaram alagamentos, deslocamentos forçados e decretos de emergência em 18 cidades; três mortes foram confirmadas e uma pessoa segue desaparecida
Oito pessoas morrem após queda de balão em Praia Grande (SC)
Balão com 21 ocupantes pegou fogo na manhã deste sábado (21); causas do acidente estão sob investigação

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.