O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita nesta quinta-feira (29) o Acampamento Maila Sabrina, em Ortigueira, na região centro-sul do Paraná. Ele participa, às 10h, da cerimônia de entregas do programa Terra da Gente, que marca a criação oficial de um novo assentamento para mais de 400 famílias.
A área reconhecida como assentamento está localizada entre os municípios de Ortigueira e Faxinal, nos Campos Gerais, e é ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PR).
A visita presidencial estava inicialmente prevista para o dia 30 de abril, mas foi adiada por causa da viagem de Lula ao Vaticano, após a morte do Papa Francisco.
A comunidade prepara um churrasco coletivo para receber o presidente. Também está prevista uma apresentação da Orquestra Popular Camponesa, formada por crianças, adolescentes e adultos da região ligados ao MST do estado.
Sobre a comunidade
A conquista das famílias camponesas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra chega após 22 anos de luta pela Reforma Agrária. A área de 10.500 hectares era conhecida como fazenda Brasileira e, antes de ser ocupada, servia para a criação de búfalos e estava em estado de degradação ambiental intenso. Hoje é território de vida digna para mais de 1600 pessoas, com grande diversidade de produção, com cultivo de grãos, hortaliças, verduras e frutas, pequenas criações de animais e também produção orgânica.
A educação é garantida no próprio local, com a Escola Itinerante Caminhos do Saber, que atende 200 estudantes e emprega 20 funcionários. As crianças que antes percorriam 40 quilômetros diariamente para estudar, hoje têm acesso à educação de qualidade em sua própria comunidade
Com informações Brasil de Fato