Miguelito é preso por injúria racial contra atleta do Operário

Jogador ofendeu atleta do Operário durante partida em Ponta Grossa e foi detido ainda no estádio
Foto: Mourão Panda/América

A Polícia Civil do Paraná, por meio da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, prendeu em flagrante o jogador conhecido como Miguelito, do América Futebol Clube (América-MG), na noite de ontem (4/5), por injúria racial contra o jogador Allano, do Operário Ferroviário Esporte Clube.

O caso aconteceu durante a partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. Por volta dos 30 minutos do primeiro tempo, após uma disputa de bola seguida de falta a favor do Operário, o jogador do América-MG teria dito a expressão “preto do caralho” ao atleta da equipe paranaense.

Diante da gravidade da situação, o árbitro principal, Alisson Sidnei Furtado, interrompeu o jogo e aplicou o protocolo antirracismo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cruzando os braços em X. A partida ficou paralisada por cerca de 15 minutos.

A ofensa foi confirmada pela vítima e pelo jogador Jacy, capitão do Operário, que testemunhou o ocorrido. Embora as câmeras da transmissão oficial não tenham registrado o momento — já que o atleta estava de costas — os depoimentos foram considerados suficientes para configurar o flagrante.

Após o fim do jogo, os três jogadores foram levados pela Polícia Militar até a sede da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa. Depois de ouvir os envolvidos, a Polícia Civil deu voz de prisão em flagrante a Miguelito, com base no artigo 2º-A da Lei nº 7.716/89, que trata de crimes resultantes de preconceito de raça ou cor.

A Polícia Civil também entrou em contato com os responsáveis pela transmissão do jogo, por meio do advogado do Operário Ferroviário, para solicitar possíveis imagens de outros ângulos que possam ter registrado a fala racista.

O jogador ficará preso até a realização da audiência de custódia. O inquérito deve ser concluído nos próximos dias. A pena máxima para o crime de injúria racial é de cinco anos de reclusão.

Sobre o ocorrido

De acordo com a assessoria de imprensa do Fantasma, com a denúncia de racismo, a torcida do Operário mostrou indignação e, no momento, arremessou copo com líquido em direção ao banco de reservas visitante. O camisa 4 do América identificou e o torcedor foi retirado da arquibancada.

O Operário Ferroviário irá prestar todo apoio ao jogador Allano e lamenta a continuidade da partida sem modificações, uma vez que o protocolo foi acionado, e está buscando imagens claras que confirmem a alegação.

Assessorias de Imprensa

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Em busca de emprego? SINE Ponta Grossa oferece 367 vagas de emprego nesta segunda-feira (17)
Há oportunidades com e sem experiência, além de vagas destinadas a pessoa com deficiência (PCD)
Urban Concept traz Black Friday em estilo sport fino com descontos em camisas, calças e camisetas
Loja de moda masculina aposta em peças elegantes e confortáveis com preços especiais
Encontro de salsichinhas movimenta Ponta Grossa neste domingo (16)
Evento no Maverick, na Fazenda Pedra Verde, reúne tutores e pets com corrida de salsichas, concurso de fantasia, ações de adoção e arrecadação de ração

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.