
O youtuber Felipe Neto publicou um vídeo em suas redes sociais nesta quinta-feira (3), com o anúncio de sua pré-candidatura à Presidência da República. Além disso, o influenciador também revelou o lançamento de uma nova rede social, chamada Nova Fala.
No pronunciamento, Felipe Neto explica que quer ser presidente porque “embora seja um homem de fora da política, eu tenho ao meu lado a maior arma do nosso tempo: o uso das redes“, disse. “Então, por que não usar a dependência das redes a favor do povo?”.
O influenciador ainda avisou que, nesta sexta-feira (4), ao meio-dia, divulgará mais informações sobre a candidatura e a nova rede social. “Meu pronunciamento e anúncio oficial. Amanhã, ao meio-dia, tudo isso começa. Uma nova forma de você obter mais do verdadeiro conhecimento”, afirma.
De acordo com apurações, o vídeo é, provavelmente, uma ação publicitária.
A seção de comentários da postagem de Neto está dividida quanto à seriedade do pronunciamento. “Olha… meu voto tem, mas é zoeira né?”, comentou um internauta. “o brasil precisa de um youtuber como presidente”, brincou outro. “Gente é real. Felipe é tudo mas não brincaria com algo assim”.
Referências
A fala do youtuber e influenciador possui várias referências ao famoso livro 1984, de George Orwell. Termos como “Ministério da Verdade” para a nova rede social, “irmão mais velho” e “líder da nação”, assim como a associação da rede social com uma forma de “vigilância” da população, são alusões à história contada por Orwell. 1984 é um romance distópico centrado em um regime totalitário, vigilância em massa e lavagem cerebral na sociedade.