Vereadores querem isenção automática do IPTU para beneficiários do CadÚnico

Projeto de autoria de Professor Careca (PV) e Guilherme Mazer (PT) contempla pessoas com imóvel de até 70,00m² e renda de até dois salários mínimos
Os vereadores Guilherme Mazer (PT) e Professor Careca (PV) protocolaram o Projeto de Leo nº 087/2025. Foto: Assessoria de Imprensa

Os vereadores Guilherme Mazer (PT) e Professor Careca (PV) protocolaram, na última segunda-feira (31), o Projeto de Lei n° 087/2025, que visa conceder a isenção automática do IPTU a pessoas cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Atualmente, para obter a isenção do pagamento, é necessário submeter um requerimento à Prefeitura Municipal.

O projeto tem como objetivo desburocratizar o processo de isenção para imóveis com área construída de até 70,00m² (setenta metros quadrados), que pertençam a contribuintes proprietários ou possuidores de um único imóvel, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda bruta mensal de até dois salários mínimos, e que sejam utilizados como residência própria.

Um dos autores do projeto, o vereador Guilherme Mazer (PT), destaca a importância da proposta para pessoas de baixa renda.

“Esse projeto é muito importante porque muitas pessoas que têm direito à isenção do IPTU não sabem exatamente as regras e os prazos para o encaminhamento do requerimento. A Prefeitura já possui essas informações por meio do CadÚnico e do IPTU, então basta cruzar esses dados e conceder a isenção automática a essas pessoas, sem toda a burocracia que hoje impede muitas pessoas de obterem a isenção de algo que elas têm direito”, ressaltou o vereador.

Para o Professor Careca (PV), a iniciativa consolida um direito já previsto em lei.

“Fico muito feliz em participar dessa proposta, porque no dia a dia, através do nosso mandato, vemos a dificuldade que as pessoas mais humildes enfrentam para realizar o pagamento do IPTU. Acredito que a Prefeitura tem totais condições de tornar esse processo mais simples, além de assegurar um direito que essas pessoas já possuem, mas que muitas vezes não sabem como solicitar a isenção”, comentou Careca.

O projeto ainda reforça que as pessoas inscritas no CadÚnico são contribuintes de baixa renda, constituindo a população mais vulnerável do município. Além disso, ressalta que, uma vez que a Prefeitura Municipal tem acesso às informações tanto do CadÚnico quanto do georreferenciamento, não faria sentido burocratizar o processo de solicitação da isenção, impondo a obrigatoriedade do requerimento.

Após ser protocolado, o Projeto de Lei será encaminhado para deliberação das Comissões Permanentes da Casa de Leis. Com os pareceres, o projeto seguirá para a Presidência, que ficará responsável por incluí-lo na Ordem do Dia para votação.

Informações Assessoria de Imprensa

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Renovação automática da CNH começa a valer nesta sexta (9) para bons condutores
Motoristas sem infrações nos últimos 12 meses terão o documento renovado gratuitamente e de forma digital, sem necessidade de ir ao Detran
Parque Estadual de Vila Velha amplia atrações e programação para o período de férias
Ao longo de todo o mês de janeiro, a Unidade de Conservação funcionará ininterruptamente, com vendas de ingressos até as 15 horas
Mulher grávida de gêmeas morre após passar mal em casa em Curitiba
Gestante de 29 anos estava no fim da gravidez; parto de emergência foi realizado, mas mãe e bebês não resistiram

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.