Bolsonaro é indiciado por tentativa de golpe: entenda os desdobramentos

Ex-presidente, Braga Netto e Mauro Cid são indiciados pela Polícia Federal em investigação que envolve 37 pessoas; caso segue para análise do STF e PGR.

A Polícia Federal (PF) apresentou o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, do general Braga Netto, ex-ministro da Defesa, e do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens, acusando-os de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. Além deles, outras 34 pessoas também foram indiciadas no inquérito que investiga as ações para desestabilizar a democracia brasileira entre 2022 e 2023.

Indiciamento e próximos passos

O relatório da PF foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, encaminhará o material para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR). Cabe à PGR decidir se apresenta uma denúncia formal contra os envolvidos. Se a denúncia for aceita pelo STF, Bolsonaro e os demais indiciados se tornarão réus no processo.

Investigação abrange discursos e planos golpistas

As investigações se concentram em discursos de autoridades do governo Bolsonaro que descredibilizavam a urna eletrônica e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também são analisadas evidências como as “minutas do golpe”, localizadas em diferentes contextos: na casa do ex-ministro Anderson Torres, no celular de Mauro Cid e na sede do PL em Brasília.

Outro ponto crucial da investigação é o plano revelado pela operação Contragolpe, que teria incluído até mesmo o assassinato de autoridades. Embora os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 estejam relacionados à tentativa de derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esses eventos são alvo de uma apuração distinta.

Contexto político e histórico

Desde a eleição de Lula em 2022, a transição de governo enfrentou episódios que colocaram em risco a estabilidade institucional do país. A vitória de Lula, após derrotar Bolsonaro nas urnas, foi marcada por tensões e manifestações de inconformismo, muitas das quais geraram investigações sobre possíveis articulações antidemocráticas.

As acusações colocam Bolsonaro e seus aliados no centro de uma das mais graves crises políticas da história recente do Brasil, destacando o papel das instituições judiciais e investigativas na proteção da democracia.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Renovação automática da CNH começa a valer nesta sexta (9) para bons condutores
Motoristas sem infrações nos últimos 12 meses terão o documento renovado gratuitamente e de forma digital, sem necessidade de ir ao Detran
Parque Estadual de Vila Velha amplia atrações e programação para o período de férias
Ao longo de todo o mês de janeiro, a Unidade de Conservação funcionará ininterruptamente, com vendas de ingressos até as 15 horas
Mulher grávida de gêmeas morre após passar mal em casa em Curitiba
Gestante de 29 anos estava no fim da gravidez; parto de emergência foi realizado, mas mãe e bebês não resistiram

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.