A diretoria do Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa inaugurou oficialmente a 1ª Exposição do Basquete de Ponta Grossa “96 anos” com um coquetel realizado na última quinta-feira (7), no saguão do Ginásio de Esportes do Colégio Sepam. O evento segue aberto diariamente para a comunidade até 21 de novembro, com visitação das 10h às 12h e das 14h às 18h.
Prestigiaram a abertura diversas personalidades e ex-atletas do basquete, entre eles Fausto Giannecchini, que integrou a seleção brasileira e foi medalha de bronze no Mundial de 1978, Siboney Maria Guzzo Pedroso, Otto Santos da Cunha, Maria Augusta Pereira Jorge, Marcel Moro, Osni Mongruel Junior, Silvia Christina de Oliveira Madrid, Osíris Nadal, Candido Neto, entre outros.
A presidente da Associação do Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa, Carmen Rachel Rosa Lima, destacou o orgulho em apresentar ao público parte do acervo. “É motivo de muito orgulho todo esse trabalho voltado ao basquetebol de Ponta Grossa, refletindo também no cenário nacional. Esta exposição temporária no Colégio Sepam, num espaço gentilmente cedido pelo amigo Osni Mongruel, permite ao público conhecer algumas peças selecionadas do acervo. Uma ótima oportunidade de conhecer melhor essa história fantástica,” afirmou Carmen.
Ela ressaltou ainda o objetivo de consolidar o projeto para a futura sede própria do Memorial, que está em fase de estudo arquitetônico. “Precisamos de mais apoiadores. O Memorial está habilitado a receber recursos pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Qualquer pessoa física que declara imposto de renda, ou empresa tributada pelo lucro real, pode financiar nosso projeto cultural. Utilizando esse mecanismo, pessoas físicas podem direcionar 6% do imposto devido e as jurídicas 4% para o projeto, abatendo integralmente o valor na declaração do imposto,” completou Carmen. Empresas como Colégio Sepam, DAF Caminhões e PACCAR Financial já apoiam esta iniciativa.
Para Osni Mongruel Junior, diretor do Colégio Sepam e integrante da Associação do Memorial, a exposição é uma homenagem importante ao basquete de Ponta Grossa. “É gratificante ter essa exposição do Memorial no Sepam. Temos uma ligação histórica com o basquete, e muitos de nossos ex-alunos foram destaques. Esta exposição é uma forma de inspirar novas gerações e promover o esporte como ferramenta de cidadania. Durante a exposição, os alunos visitarão o espaço durante as aulas de Educação Física,” ressaltou Osni.
A exposição conta com o apoio técnico da Viés Cultural Museologia e da Viver Curadoria, que auxiliaram na organização e pesquisa para trazer ao público as conquistas, curiosidades e personagens lendários que marcam o basquete de Ponta Grossa e do Brasil.