Na última terça-feira (16), o Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa votou pelo impedimento das obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Uvaranas, gerando grande repercussão nas redes sociais.
Com isso, diversas lideranças da cidade repudiaram a decisão do impedimento das obras. Entre eles, alguns dos pré-candidatos a Prefeitura de Ponta Grossa nas eleições deste ano de 2024, como a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil), o deputado federal Aliel Machado (PV), o deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), a deputada estadual Mabel Canto (PSDB), usaram de suas redes sociais para se manifestar em repúdio a decisão emitida pelo CMSPG (Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa). Confira o vídeo com o posicionamento de cada candidato abaixo:
Elizabeth Schmidt
Atual prefeita de Ponta Grossa e pré-candidata à prefeitura da cidade nas eleições deste ano, Elizabeth Schmidt (União Brasil) revelou estar muito indignada com a notícia de que o CMSPG teria votado contra a construção da UPA Uvaranas.
“Um serviço importante demais para a nossa cidade, que segue todas as normas do Ministério da Saúde e que vai melhorar muito o atendimento para quem mora em Uvaranas e Cará-cará”.
Schmidt revela que houve um empate de votos durante a votação do Conselho e que o desempate foi realizado pela presidente do Conselho Municipal de Saúde e que, segundo Elizabeth, é publicamente conhecida por possuir ligação com uma pré-candidata à prefeitura.
“Pergunto: isso é pelo bem-estar das famílias para quem mais precisa ter acesso à saúde ou temos interesses pessoais em criar o crescimento da nossa cidade, da nossa saúde? Querem prejudicar a prefeita ou querem prejudicar os moradores do Cará-Cará?”, Elizabeth questiona.
Aliel Machado
O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Ponta Grossa, Aliel Machado (PV), através das redes sociais, emitiu um novo posicionamento buscando fazer um apelo ao Conselho Municipal de Saúde para que reveja a posição contrária a construção da UPA Uvaranas.
“O conselho tem uma função técnica, eu sei que a preocupação do Conselho é com a falta de planejamento, que ao longo dos anos prejudica a cidade de Ponta Grossa e a área da saúde”, afirma o deputado.
Completando a sua afirmação, o candidato diz que a região de Uvaranas é uma das mais populosas da cidade e que necessita do espaço da UPA visando melhorias na área da saúde.
Marcelo Rangel
O deputado estadual, ex-prefeito de Ponta Grossa e pré-candidato à Prefeitura, Marcelo Rangel (PSD) também se posicionou contra a decisão, afirmando que não irá aceitar a mesma e que não entende o porquê do impasse.
“Um conselho que deve defender o povo e lutar por mais saúde, tenta impedir uma nova UPA que pode diminuir os problemas graves que hoje existem na nossa cidade”.
Rangel também afirma ser favorável à abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que, de acordo com o mesmo, seria para “descobrir se houve interferência política nessa decisão inaceitável e para avaliar quais são os problemas apontados”.
Mabel Canto
Pré-candidata à Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e deputada estadual, Mabel Canto (PSDB) se posicionou através das suas redes na manhã desta quinta (18) sobre o resultado da votação realizada pelo CMSPG na última terça (16).
No vídeo, a deputada afirma que “estão tentando atribuir a decisão do Conselho, de forma política, a ela“. No entanto, Mabel reitera seu apoio à construção da nova UPA, ela defende que “o Conselho de Saúde é técnico e toma suas decisões de forma técnica“. A deputada também aborda a polêmica sobre sua assessora, que é presidente do Conselho, assegurando que “toma suas decisões de forma autônoma“ e que ela não interfere.