Mortes por leptospirose chegam a 13 no Rio Grande do Sul

Doença é transmitida pela água suja contaminada pela urina de ratos
© Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Aumentou para 13 o número de mortes provocadas por leptospirose em consequência dos temporais e cheias de rios no Rio Grande do Sul. Os números foram confirmados nesta terça-feira (4) pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul. A doença é transmitida pela água suja contaminada pela urina de ratos.

Do total de 3.658 casos notificados, 242 casos da doença foram confirmados. Há ainda outros sete óbitos em investigação e cinco casos que estavam sendo investigados foram descartados. 

As mortes confirmadas pela doença ocorreram nas cidades de Venâncio Aires, Três Coroas, Travesseiro, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Encantado, Canoas, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão e Novo Hamburgo, com um óbito cada, além de duas mortes em Porto Alegre. 

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais, principalmente ratos, infectados pela bactéria leptospira. Sua penetração ocorre a partir da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou por meio de mucosas. O período de incubação pode variar de um a 30 dias e normalmente ocorre entre sete a 14 dias após ter entrado em contato com as águas de enchente ou esgoto.

Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na batata da perna) e calafrios. A doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas além do risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves. 

Considerando o atual cenário de extensos períodos de chuvas e cheias, suspeitos oriundos de área de alagamento e com sintomas compatíveis com leptospirose devem iniciar tratamento medicamentoso imediato.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Nova frente fria trará tempestades e temperaturas negativas no Paraná a partir de domingo
Fenômeno deve provocar chuvas intensas entre domingo (22) e segunda (23) e queda brusca nas temperaturas entre terça (24) e quarta-feira (25), com possibilidade de geadas em várias regiões do estado
Temporais no RS deixam quase 8 mil desalojados e afetam 121 municípios
Chuvas causaram alagamentos, deslocamentos forçados e decretos de emergência em 18 cidades; três mortes foram confirmadas e uma pessoa segue desaparecida
Oito pessoas morrem após queda de balão em Praia Grande (SC)
Balão com 21 ocupantes pegou fogo na manhã deste sábado (21); causas do acidente estão sob investigação

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.