Ponta Grossa é palco para o 3º Festival de Teatro Prosiá, realizado pelo Coletivo Cacareco com incentivo do Programa Municipal de Incentivo Fiscal (PROMIFIC). O evento, que tem patrocínio do Sicredi e Continental, começou na segunda, 22, e segue até sábado, 27 de julho, e conta com a apresentação de onze espetáculos e a 3º Mostra de Cenas Curtas, com patrocínio da Belgotex. As apresentações ocorrem no Auditório da UEPG Central, no Teatro CECI e no Cine-Teatro Ópera, como forma de ocupar diferentes espaços culturais da cidade. Todas as apresentações tem entrada gratuita.
Em sua terceira edição, o festival busca fomentar e dar visibilidade às produções locais, com quase a totalidade da programação encenada por artistas e grupos de teatro ponta-grossenses. A programação conta com cinco estreias, cinco espetáculos já apresentados, dez cenas curtas e um espetáculo convidado (o único de fora da cidade). Ao todo são 46 profissionais de Ponta Grossa envolvidos, entre artistas, técnicos e produtores.
Três peças já passaram pela agenda: ‘Abismo Amarelo’ (Pé na Cova Coletivo), ‘Encantarias’ (Cia LevAR-TE) e ‘O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou?’ (Grupo Dia de Arte). Nesta quarta-feira, dia 24, estreia o espetáculo ‘Entre a cruz e a bengala: uma aventura nada clara’ (Coletivo Cacareco), às 20h, no Teatro CECI, já com ingressos esgotados. Na quinta-feira, 25, é a vez de ‘Entre o sol e a lua’ (Grupo Dia de Arte), às 15h, no auditório da UEPG, e da estreia de ‘Laços no Espelho’ (Diálogos Culturais), às 19h, no Cine-Teatro Ópera. O último espetáculo a ser apresentado é ‘Não contém glúten’ (Trama Grupo de Teatro), no sábado, 27, às 19h, no Cine-Teatro Ópera. Confira as classificações indicativas.
O projeto também conta com apresentações em instituições de ensino e socioeducativas das peças ‘Isaque & Nilton em: quem fez o quê?’ (Grupo Dupla de Dois), ‘Era Uma Vez’ (Cia LevAR-TE), ‘Ai, Sumiram os Brinquedos’ (Grupo Dia de Arte) e ‘O Segredo das Caixas’ (Cia Contos Encantantes).
A 3º Mostra de Cenas Curtas Prosiá acontece na sexta-feira, dia 26 julho, às 19h, no Teatro CECI. Serão apresentadas cenas de até 10 minutos, que competem entre si por 8 troféus em diversas categorias, como Melhor Cenário, Melhor Figurino, Melhor Atuação, entre outras. Participam as cenas ‘A Babá’ (Ana Baldani), ‘Rafa – O palhaço contador de histórias’ (Nhara Marcondes), ‘Capitão Aurélio’ (Raylan Marinho), ‘Desaparecidos’ (Jocemar Chagas), ‘Endereçado ao Monstro que Habita em Mim’ (Giovanna Fonseca), ‘Sede’ (Aline Navarro), ‘Espelho, espelho meu’ (Kevin Braga), ‘Ferpa e a bexiga’ (Fernanda de Fátima), ‘Esperando’ (David Dias) e ‘Anatomia da morte’ (Leonardo Lopes). A entrada é gratuita e a classificação livre.
Completa a programação do festival a oficina ‘Iluminação Cênica: Técnicas e Alternativas Criativas’, ministrada por Kroll Oliveira e Thiago Roliude, que acontece no sábado, dia 27 de julho, às 9h, no Auditório Central. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste link.
Programação
22/07 – 20h – Auditório UEPG Centro
Abismo Amarelo (estreia)
23/07 – 15h – Auditório UEPG Centro
Encantarias (estreia)
23/07 – 19h – Cine-Teatro Ópera B
O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou
24/07 – 20h – Teatro CECI
Entre a Cruz e a Bengala: uma aventura nada clara (estreia)
25/07 – 15h – Auditório UEPG Centro
Entre o Sol e a Lua
25/07 – 19h – Cine-Teatro Ópera B
Laços no Espelho (estreia)
26/07 – 19h – Teatro CECI
3ª Mostra de Cenas Curtas
27/07 – 9h – Auditório UEPG Centro
Oficina de Iluminação
27/07 – 19h – Cine-Teatro Ópera B
Não Contém Glúten
Espetáculos em instituições:
– O segredo das caixas (Guarda Mirim)
– Isaque e Newton (Colégio Meneleu)
– Ai! Sumiram os brinquedos (Apam)
– Era uma vez (Instituto João XXIII)