20 anos do Orkut: Relembre as páginas aleatórias, jogos e comunidades

Com mais de 30 milhões de usuários, a rede social era marcada por diversas páginas como "Eu odeio acordar cedo" e "Tenho medo do Plantão da Globo"
Foto: Getty Images/Reprodução

No dia 24, há exatamente duas décadas (ou 20 anos atrás), o Orkut engatinhava nos conceitos de redes sociais e pavimentou o caminho e criou o que conhecemos hoje como as redes que usamos. Nas páginas azuis, era possível deixar depoimentos intermináveis sobre amigos, perceber perfis fakes solicitando amizade, e, é claro, gastar horas na frente do computador vendo páginas de ‘palhaçadas’ que antecederam os memes que conhecemos.

O engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten, o homem por trás do nome, deu vida à rede social como um projeto durante seus estudos na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Em 24 de janeiro de 2004, próximo de completar 29 anos, Orkut lançou a plataforma para o mundo. No ano seguinte, a versão em português foi lançada, em 2008 o Google a adquiriu, e depois disso, história foi feita.

As comunidades, páginas para reunir pessoas com interesses comuns, rapidamente se tornaram o lugar perfeito para expressar a criatividade dos usuários na internet. Entre as mais populares entre os brasileiros estavam pérolas como “Eu tenho medo do Plantão da Globo”, “Eu odeio acordar cedo” e “Anão vestido de palhaço mata 8”. Com 30 milhões de usuários, o Orkut reinou como a maior rede do mundo até 2011, quando foi ultrapassado pelo Facebook.

Era possível criar todos os tipos de comunidades, das mais aleatórias até as mais comuns, todas faziam os usuários perderem horas na frente dos computadores arrastando o mouse pra lá e pra cá. A simplicidade de participar de uma comunidade, apenas apertando um botão, sem a necessidade de interação constante, tornava a experiência única e descontraída.

Além das comunidades, o Orkut possuía diversos jogos virtuais, que quando entraram na plataforma, era a diversão garantida de diversos usuários por horas na frente do computador.

Foto: Reprodução/Softonic

O Orkut encerrou suas atividades em 30 de setembro de 2014, após enfrentar polêmicas e desafios. No entanto, deixou uma marca mais que inesquecível na história das redes sociais, demonstrando a efemeridade e a evolução do cenário digital, agora dominado por gigantes como Facebook (Meta), Twitter e TikTok.

Compartilhe
Comente

Mais do Em PG é Assim

Madame Web, Baghead e outros: Confira a programação dos cines em PG
Ônibus da Vacina – Confira os locais de Atendimento, 12/04
Torta de sardinha – Receita fácil
Aprenda a fazer uma torta de sardinha de maneira rápida e saborosa.

Categorias

Pontagrossauros 😂

Ria com os melhores memes de Ponta Grossa e região.

Dê uma volta ao passado com fotos de lugares marcantes em PG.

Confira a agenda de eventos de Ponta Grossa.